Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da força de músculos respiratórios e de índices tóraco-abdominais

Processo: 11/00749-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fernanda de Cordoba Lanza
Beneficiário:Lilian Rocha Ferraz Archija
Instituição Sede: Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Campus Memorial. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Circunferência abdominal   Função pulmonar   Músculos respiratórios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circunferência Abdominal | Expansibilidade torácica | Função Pulmonar | Músculos Respiratórios | Cardiorrespiratória

Resumo

Hipótese: a força de músculos respiratórios pode sofrer alteração com a mudança na mecânica respiratória. Esta, por sua vez, pode estar alterada por aumento no conteúdo abdominal e/ou redução na expansibildiade da caixa torácica.Objetivo: avaliar a força dos músculos respiratórios de forma não invasiva pela pressão inspiratória máxima (Pimax) e pressão expiratória máxima (Pemax), a expansibilidade da caixa torácica e a circunferência abdominal. Método: Será realizado estudo transversal em adolescentes e adultos jovens universitários para avaliar a força dos músculos respiratórios de forma não invasiva(Pimax e Pemax). As medidas das pressões respiratórias máximas serão realizadas com os indivíduos sentados, utilizando clipe nasal e mantendo um bocal firmemente entre os lábios conectado ao manovacuômetro. Para a medida de Pimáx, os indivíduos farão a completa expiração até o volume residual e, posteriormente, gerar um esforço inspiratório máximo contra a via aérea ocluída.Para Pemáx, os indivíduos farão a inspiração no bocal até a capacidade pulmonar total e, em seguida, um esforço máximo expiratório contra a via aérea ocluída. Estas medidas serão correlaciondas com índices tóraco-abdominais: circunferência abdominal (mensurada na linha da cicatriz umbilical) e expansibildiade torácica (avaliado pela diferença de amplitude de movimento da caixa torárica entre a inspiração e expiração).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANZA, FERNANDA CORDOBA; DE CAMARGO, ANDERSON ALVES; FERRAZ ARCHIJA, LILIAN ROCHA; SANTOS, JENIFER; RODRIGUES SELMAN, JESSYCA PACHI; DAL CORSO, SIMONE. Visual feedback increases chest wall mobility measure: A cross-sectional study. EUROPEAN JOURNAL OF PHYSIOTHERAPY, v. 16, n. 4, p. 6-pg., . (11/00749-6)