Busca avançada
Ano de início
Entree

Girolamo Diruta: Il Transilvano - diálogo sobre o verdadeiro modo de tocar órgão e instrumentos de teclado. Um estudo sistemático do tratado e da prática musical veneziana em princípios do séc. XVII - 1590 e 1620

Processo: 11/03641-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Monica Isabel Lucas
Beneficiário:Delphim Rezende Porto Junior
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Musicologia   Interpretação musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Girolamo Diruta | Interpretação Histórica | poética musical | retórica musical | tratadística quinhentista | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Musicologia

Resumo

A pesquisa musical a partir de suas fontes primárias históricas tem sido considerada uma via muito adequada e necessária para bem compreender e promover a prática do repertório antigo, sobretudo o praticado nos séculos XVI, XVII e XVIII. Assim, o acesso contextualizado e comentado aos antigos tratados e partituras originais tornou-se um caminho extremamente eficiente para o intérprete e pesquisador apreciar integralmente as obras musicais do passado. Visando, então, o fomento da pesquisa musical historicamente fundamentada, o presente trabalho pretende através da tradução comentada para o vernáculo do celebrado tratado seiscentista italiano Il Transilvano - diálogo sobre o verdadeiro modo de tocar órgão & instrumentos de teclado (1593, 1609), do organista Girolamo Diruta - favorecer o estudo da música veneziana do séc. XVII, especialmente a composta para teclados: órgão, clavicórdio e cravo. Herdeiro direto da tradição franco-flamenga de Willaert, Zarlino e Porta, Il Transilvano foi editado pela primeira vez em 1590, e encontrou grande reconhecimento à época e, além de reedições, ganhou em 1609, uma segunda parte que, segundo a sua dedicatória, aprofunda os temas mais necessários aos professores de música e órgão. Publicado em Veneza, este tratado aborda todos os assuntos relevantes para o perfeito entendimento do repertório tecladístico da época e, para além do seu conteúdo teórico, traz em seu bojo o surpreendente número de 21 peças comentadas - que ilustram exemplarmente a aplicação dos princípios teórico-práticos em Toccate de Merulo, A. Gabrielli, G. Gabrielli, Luzzaschi, Guami e Banchieri. Portanto, a realização desta pesquisa proporcionará certamente relevantes contribuições ao estudo da história do contraponto e da prática do repertório tecladístico seiscentista italiano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTO JUNIOR, Delphim Rezende. Girolamo Diruta: il Transilvano - diálogo sobre a maneira correta de tocar órgão e instrumentos de teclado. Um estudo sistemático do tratado e da música em princípios  do séc.XVII. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.