Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese de pró-fármacos dendriméricos potencialmente cardiovasculares contendo rosuvastatina e ácido acetilsalicílico

Processo: 11/04864-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Elizabeth Igne Ferreira
Beneficiário:Andressa Polidoro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Química farmacêutica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ácido Acetilsalicílico | aterosclerose | dendrímero | doenças cardiovasculares | pró-fármaco | rosuvastatina | Química Farmacêutica

Resumo

Doenças cardiovasculares podem ocasionar manifestações clínicas graves como infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares trombóticos, constituindo a principal causa de morte no mundo, fato esse, que desperta grande interesse da indústria farmacêutica. As causas normalmente estão relacionadas à elevação dos níveis de colesterol e à agregação plaquetária que acarretam eventos vaso-oclusivos. Entre as alternativas terapêuticas para o controle e prevenção das doenças cardiovasculares podem-se destacar os inibidores da 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima-A redutase (HMG-CoA redutase), popularmente conhecidos como estatinas. Merecem destaque a rosuvastatina, devido à maior seletividade e potência na redução dos níveis de colesterol LDL, e o ácido acetilsalicílico, antiinflamatório não-esteróide com ampla aceitação na utilização como inibidor da agregação plaquetária. Estatinas e ácido acetilsalicílico podem ser usados em conjunto para a resolução do problema cardiovascular mencionado. Face ao exposto, o presente projeto tem como objetivo desenvolver o pró-fármaco dendrimérico potencialmente ativo em doenças cardiovasculares contendo rosuvastatina e ácido acetisalicílico. O dendrímero será composto com inositol (foco central) e ramificações, construído com os fármacos, através de etapas seguidas de esterificação, utilizando como espaçante o etilenoglicol. Pretende-se obter liberação controlada, toxicidade reduzida e aumento da eficácia dos fármacos em questão. A modelagem molecular será utilizada para auxiliar os estudos de liberação do composto ativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
POLIDORO, Andressa. Estudo da síntese de pró-fármacos dendriméricos potencialmente cardiovasculares contendo rosuvastatina e ácido acetilsalicílico. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.