Bolsa 11/20253-5 - Embrião de galinha, Fatores de transcrição - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Função neurogênica do fator de transcrição cScratch2 em gânglios da raiz dorsal e na diferenciação de células-tronco embrionárias.

Processo: 11/20253-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Chao Yun Irene Yan
Beneficiário:Tatiane Yumi Nakamura Kanno
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/04735-0 - Perfil de expressão gênica durante a diferenciação neural de células-tronco embrionárias, BE.EP.DR
Assunto(s):Embrião de galinha   Fatores de transcrição   Gânglios espinais   Células-tronco embrionárias   Neurogênese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células-tronco embrionárias | cScratch2 | Embrião de galinha | Fator de transcrição | Gânglio da raiz dorsal | neurogênese | Desenvolvimento de Sistema Nervoso

Resumo

cScratch2 é um fator de transcrição que pertence a superfamília Snail/Slug. Dentre os membros desta superfamília, a proteína Snail é a mais estudada e têm funções evolutivamente conservadas. cScratch2 está relacionado à diferenciação de neurônios pós-mitóticos e células da glia, inclusive de elementos derivados da crista neural. É expresso no tubo neural embrionário de galinha em células precursoras neuronais em início de diferenciação. Está presente também nos gânglios da raiz dorsal, componentes do sistema nervoso periférico, provenientes de células da crista neural. A expressão de genes marcadores para cada etapa do desenvolvimento do GRD já foi detalhada em relatos prévios, o que nos permite identificar espacial e temporalmente os diferentes estádios de sua formação. A superexpressão de cScratch2 em fotorreceptores de drosophila resulta no desenvolvimento de neurônios extras. Em contraste, o mutante nulo para scrt possui menor quantidade de fotorreceptores e deformações nos omatídeos, sugerindo que a expressão de Scrt promove a neurogênese. Neste projeto nós propomos investigar a contribuição de cScrt2 na neurogênese do GRD e na neurodiferenciação de células-tronco embrionárias. Investigaremos também o papel de potenciais sítios fosforiláveis na função de cScrt2. Para isso, iremos realizar experimentos de alteração dos níveis de expressão de cScrt2 e serão construídas proteínas mutagenizadas em aminoácidos candidatos a fosforilação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KANNO, TATIANE Y. N.; ESPREAFICO, ENILZA M.; IRENE YAN, CHAO YUN. Role of myosin Va in neuritogenesis of chick dorsal root ganglia nociceptive neurons. Cell Biology International, v. 38, n. 3, p. 388-394, . (09/50167-3, 09/50544-1, 11/20253-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KANNO, Tatiane Yumi Nakamura. SCRATCH2 na diferenciação neural em embriões e em células-tronco.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.