Busca avançada
Ano de início
Entree

Inversão conjunta 1D e 2D de dados de eletrorresistividade e TDEM aplicados em estudos de hidrogeologia na Bacia do Paraná

Processo: 11/06404-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Cassiano Antonio Bortolozo
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/15719-8 - Inversão conjunta 1D e 2D de dados de eletrorresistividade e TDEM aplicados em estudos de hidrogeologia na Bacia do Paraná, BE.EP.DR

Resumo

Na interpretação de dados geofísicos, as ambigüidades nas interpretações estão sempre presentes. Uma das maneiras de reduzir as ambigüidades consiste na utilização de diversos métodos geofísicos, visando à obtenção de uma redundância de informação sobre a área estudada. Desse modo é possível fazer uma interpretação integrada dos diferentes resultados por meio da inversão conjunta de dados provenientes de diferentes métodos. A inversão dos dados é feita de forma mais efetiva se os métodos fazem uso da mesma propriedade física. No caso do método da eletrorresistividade (ER) e eletromagnético no domínio do tempo (TDEM) a resistividade elétrica é a propriedade física em comum. Este projeto de pesquisa tem como objetivos contribuir para a solução do problema da falta de abastecimento de água de comunidades locais visando à exploração de aqüíferos sedimentares na bacia sedimentar do Paraná no Estado de São Paulo, especificamente nas regiões dos municípios de Urupês e Termas de Ibirá, por meio da inversão conjunta-1D e 2D de dados de ER e TDEM. Este procedimento será empregado de maneira inédita na presente pesquisa e poderá contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento das pesquisas no Estado de São Paulo e no Brasil. Vale ressaltar que este projeto de pesquisa de doutorado é uma continuidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Projeto de Auxílio apoiado pela FAPESP intitulado "Caracterização geoelétrica de aquíferos fraturados em basaltos na região de Bebedouro-SP, por meio de inversão conjunta de SEVs e sondagens TDEM" (Processo no. 2009/08466-3) e que fará parte de um futuro projeto de auxílio individual do Prof. Jorge Porsani que deverá ser submetido à FAPESP em agosto de 2011, onde será solicitado os recursos necessários para cobrir as despesas de campo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, DAVID NAKAMURA; BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; PORSANI, JORGE LUIS; COUTO, JR., MARCO ANTONIO; REALPE CAMPANA, JULIAN DAVID; MONTEIRO DOS SANTOS, FERNANDO ACACIO; RANGEL, RODRIGO CORREA; HAMADA, LUIZ RODRIGO; SIFONTES, RIMARY VALERA; DE OLIVEIRA, GABRIELA SEREJO; STANGARI, MARCELO CESAR. Geoelectrical characterization with 1D VES/TDEM joint inversion in Urupes-SP region, Parana Basin: Applications to hydrogeology. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 151, p. 205-220, APR 2018. Citações Web of Science: 0.
BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; BOKHONOK, OLEG; PORSANI, JORGE LUIS; MONTEIRO DOS SANTOS, FERNANDO ACACIO; DIOGO, LILIANA ALCAZAR; SLOB, EVERT. Objective function analysis for electric soundings (VES), transient electromagnetic soundings (TEM) and joint inversion VES/TEM. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 146, p. 120-137, NOV 2017. Citações Web of Science: 0.
REALPE CAMPANA, JULIAN DAVID; PORSANI, JORGE LUIS; BORTOLOZO, CASSIANO ANTONIO; DE OLIVEIRA, GABRIELA SEREJO; MONTEIRO DOS SANTOS, FERNANDO ACACIO. Inversion of TEM data and analysis of the 2D induced magnetic field applied to the aquifers characterization in the Parana basin, Brazil. JOURNAL OF APPLIED GEOPHYSICS, v. 138, p. 233-244, MAR 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.