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Espaço e interatividade na música eletroacústica e na arte sonora com síntese granular

Processo: 11/03104-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Adolfo Maia Júnior
Beneficiário:Gabriel Rimoldi de Lima
Instituição Sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espacialização Sonora | Música interativa | Síntese Granular | Fundamentos Teóricos: interfaces tecnológicas para o processos musicais e acústicos

Resumo

Este projeto pretende estudar as formas de apropriação do espaço como elemento interativo de comunicação sonora na produção musical recente. O espaço, mesmo que implicitamente presente em toda a história da música ocidental, tem ganhado efetiva notoriedade na comunicação sonora desde o advento da música eletroacústica. Na sua primeira parte, o projeto apresenta um estudo histórico e comparativo do uso da espacialização, através do reconhecimento de níveis e tipologias de interatividade e espacialização nos contextos da música eletroacústica e da arte sonora. Na segunda parte, apresentamos uma proposta de espacialização de música no contexto da síntese granular, mediante o desenvolvimento de um modelo computacional de espacialização do fluxo dos sons granulares baseado numa definição de similaridade de grãos, levando em conta seus conteúdos informacionais.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Gabriel Rimoldi de. Modelagem interativa aplicada à síntese e espacialização no domínio microtemporal. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.