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Ética, educação e experiência formativa na temporalidade do presente

Processo: 11/15251-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Divino José da Silva
Beneficiário:Estéfani Dutra Ramos
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Conversação   Filosofia da educação   Ética na educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conversação | Educação | empobrecimento da experiência | Ética | Experiência | Filosofia da Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo pensar o tema da experiência vinculado à educação enquanto espaço de formação para a aptidão à experiência. A importância do nosso tema de pesquisa justifica-se pelo atual diagnóstico acerca do empobrecimento da experiência resultante do avanço da técnica e do capitalismo, que submeteu o homem a novas formas de dominação impedindo-o de estabelecer um vínculo de sentido com a tradição e, portanto, tornando-o incapaz de narrar e significar suas experiências. Esse diagnóstico pensado no âmbito da educação e da cultura, faz com que se predomine na formação um saber-fazer em contraposição ao saber-expressar próprio da experiência no cenário educativo. O nosso intuito é refletir acerca de uma educação que se atente para o empobrecimento da experiência numa época marcada pelos discursos tecnológicos e por uma temporalidade que é regida pela lógica do mercado. Fazemos isso recorrendo às noções de conversação, dialógica da transmissão e tato pedagógico, pensadas pelos filósofos espanhóis Fernando Bárcena e Jorge Larrosa, no intuito de analisarmos a importância de uma linguagem da experiência no cenário educativo, como elemento para pensarmos a animação da nossa experiência nesse espaço. Para tanto, nosso percurso está delineado na análise da noção de experiência e do "empobrecimento de nossa experiência", pensados por Walter Benjamin, sobretudo nos ensaios "Experiência e Pobreza" (2012), "O Narrador. Considerações Sobre a Obra de Nicolai Leskov" (2012)" e os textos que estão no volume III das "Obras Escolhidas" intitulado "Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo" (1994). Em seguida, nos esforçamos em aproximar o diagnóstico de Benjamin acerca do "empobrecimento da experiência" no presente ao cenário da educação, especialmente para pensarmos os possíveis desdobramentos desse diagnóstico no âmbito da educação escolar. Dessa forma, refletimos sobre os seus reflexos na educação nos contrapondo à formação instrumental que deixa de lado a experiência que emerge da relação pedagógica que, por ora, pode dar sentido às experiências vividas no cotidiano. Para nós, pensar a experiência através de uma linguagem que nos permita elaborá-la, significa, por fim, refletirmos também sobre uma ética na educação, que dê espaço para que a experiência aconteça e seja significada por aqueles que estão envolvidos no processo da formação. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAMOS, Estéfani Dutra. Ética, educação e experiência formativa na temporalidade do presente. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.