Busca avançada
Ano de início
Entree

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO DE RAMNOLIPÍDIOS POR Pseudomonas aeruginosa LBI 2A1 EM BIORREATOR

Processo: 11/15345-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jonas Contiero
Beneficiário:Vinícius Luiz da Silva
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Pseudomonas aeruginosa

Resumo

Apesar das inúmeras vantagens dos biossurfactantes, como baixa toxicidade, biodegradabilidade e alta estabilidade, estes compostos não são amplamente utilizados, devido ao custo de produção. Por isso o presente estudo visa a otimização da produção de ramnolipídios, através da utilização de substratos de baixo custo, bem como o desenvolvimento de estratégias de alimentação em biorreator, visando o aumento da produção de ramnolipídios e redução do custo final do produto. Além disso, pretende-se fazer a identificação, por espectrometria de massas, dos homólogos produzidos a partir de fontes hidrofóbicas e hidrofílicas de carbono.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, VINICIUS L.; LOVAGLIOL, ROBERTA B.; VON ZUBEN, CLAUDIO J.; CONTIEROL, JONAS. Rhamnolipids: solution against Aedes aegypti?. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 6, FEB 16 2015. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vinícius Luiz da. Desenvolvimento de estratégias de alimentação para produção de ramnolipídios por Pseudomonas aeruginosa LBI 2A1 em biorreator. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.