Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino Apostilado: As percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP

Processo: 11/15425-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Yoshie Ussami Ferrari Leite
Beneficiário:Edimar Aparecido da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Municipalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apostilas | Ensino Apostilado | escola pública | municipalização | Parcerias público-privado | Percepções Docentes | Sistema de Ensino

Resumo

O processo de democratização da escola pública permitiu uma grande expansão nas oportunidades de acesso, porém traz consigo o desafio de garantir aspectos qualitativos capazes de atender as necessidades de um novo público. Nesse sentido, a adoção de um sistema apostilado de ensino, por esferas municipais, pode representar um novo elemento para a busca de qualidade da escola pública no contexto atual. Desse modo, este projeto de pesquisa tem como objetivo compreender quais as implicações que um sistema apostilado de ensino traz para a escola pública do município de Álvares Machado-SP na perspectiva dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Como metodologia, buscar-se-á a análise bibliográfica da temática, o levantamento de dados do município para compreensão do cenário político educacional local e a realização de entrevistas com os gestores da secretaria municipal de educação e professores dos anos iniciais do município com a finalidade de compreender as implicações do uso do material apostilado. Para a análise dos dados, utilizaremos a análise de conteúdo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Edimar Aparecido da. Sistemas apostilados de ensino: as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental de Álvares Machado-SP. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.