Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelos de referência para o processo de desenvolvimento de produtos: novas possibilidades de representação.

Processo: 11/15996-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia do Produto
Pesquisador responsável:Henrique Rozenfeld
Beneficiário:Carolina Román Amigo
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento de produtos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento de Produtos | Formalismos de modelos | Modelos de processo | Representações de modelos | Gestão do desenvolvimento de produto

Resumo

A capacidade de inovação por meio do desenvolvimento de novos produtos é, dentre as capacidades básicas das organizações, uma das que conferem maior vantagem competitiva, por ser de difícil imitação (SLATER, 1996). O processo de desenvolvimento de produtos é considerado um processo de negócios, e, assim como para estes processos, modelos de referência são fundamentais para sua representação, compreensão, elaboração, gestão e melhoria. As formas de representação de modelos têm papel crítico no processo de desenvolvimento de produtos, pois atuam como moderador da sua eficácia em atingir seu propósito primordial (BROWNING, 2007). Pesquisas anteriores têm indicado melhores formas de representação como um fator chave para melhorar o desempenho de modelos no apoio à tomada de decisões durante o processo de desenvolvimento de produtos. O presente estudo tem por objetivo identificar quais formas de representação do processo de desenvolvimento de produtos são mais adequadas para este fim. Dessa forma, pretende-se realizar um estudo múltiplo de casos, avaliando protótipos desenvolvidos a partir da inserção do conteúdo do modelo de referência de Rozenfeld et al. (2006), aprimorado com base nos modelos clássicos da literatura, em diferentes formas de representação, selecionadas a partir da realização de uma revisão bibliográfica sistemática. Estes protótipos serão submetidos à avaliação de gestores por meio de entrevistas estruturadas. Pretende-se obter como resultados as principais vantagens e desvantagens das formas de representação avaliadas, bem como os seus requisitos para o suporte à tomada de decisões.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AMIGO, Carolina Román. Modelos de referência para o processo de desenvolvimento de produtos: novas possibilidades de representação. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.