Busca avançada
Ano de início
Entree

Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física: as perspectivas dos alunos

Processo: 11/16218-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Mauro Betti
Beneficiário:Marcos Roberto So
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Educação física
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aluno | curriculo | Educação Física Escolar | Lutas | saberes | Educação Física

Resumo

Os estudos sobre os saberes profissionais docentes são bastante volumosos na literatura especializada, e o tema parece estar consolidado no campo da pesquisa educacional, inclusive na área da Educação Física. No entanto pouco se tem considerado os alunos como agentes nos processos de ensino e aprendizagem, pois estes também produzem e se relacionam com os saberes a partir de suas singularidades. Ao mesmo tempo, em inúmeros estados e municípios brasileiros houve a implementação de currículos oficiais, o que torna premente a necessidade de investigar como concreta e cotidianamente os professores lidam com as propostas de mudanças no currículo e nas aulas de Educação Física, e como, se, e em que direção as inovações curriculares propostas têm propiciado melhorias na aprendizagem dos alunos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como os alunos relacionam-se com os saberes propostos no conteúdo "lutas" do CEF-SP (Currículo de Educação Física). Isto é, como este saber está sendo dinamizado pelos alunos, no sentido de como se mobilizam, dão sentido e desejam aprender. Esta investigação desenvolver-se-á como um estudo de caso, de natureza qualitativa, buscando diligenciar como os alunos manifestam e constroem as relações com os saberes das lutas, com base nos referenciais teóricos de Charlot (2000), e utilizando as estratégias de observação de aulas e entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SO, Marcos Roberto. Das relações com os saberes das lutas nas aulas de Educação Física : as perspectivas dos alunos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.