Busca avançada
Ano de início
Entree

As representações sociais sobre Ciência e Cultura e seu papel na aprendizagem em física

Processo: 11/16424-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ivã Gurgel
Beneficiário:Felipe Velasquez de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Representações sociais   Ensino de ciências   Física   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciência | cultura | ensino | Física | Identidade | representações sociais | Ensino de Ciências

Resumo

Estudos atuais apontam para a importância em se considerar aspectos da cultura e identidade dos estudantes em processos de ensino-aprendizagem. Contudo, quando tratamos do Ensino de Ciências, os possíveis vínculos em ciência e identidade cultural não são claros. De forma a contribuir para esta questão, o objetivo deste projeto é, inicialmente, compreender as representações sociais de ciência e cultura veiculadas no discurso de estudantes do Ensino Médio. Para isso, nos basearemos nos trabalhos iniciados nos anos sessenta por Serge Moscovici, que delimitou as bases teórico-metodológicas para o estudo das representações sociais. Em uma segunda etapa do trabalho, buscaremos estudar estratégias didáticas que possibilitem a criação de vínculos identitários através da relação entre ciência e cultura. Para isso, será necessário resignificar como os alunos percebem a natureza do conhecimento e fazer científicos, de modo a considerá-los parte de sua cultura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Felipe Velasquez de. Concepções de cultura na aprendizagem em física: das perspectivas educacionais às representações dos alunos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.