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Concepções de cultura na aprendizagem em física: das perspectivas educacionais às representações dos alunos

Texto completo
Autor(es):
Felipe Velasquez de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ivã Gurgel; Maria Regina Dubeux Kawamura; Marcos Ferreira dos Santos
Orientador: Ivã Gurgel
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir algumas maneiras de compreendermos a educação em Física como uma aprendizagem cultural, no ponto de vista das pesquisas em educação e no ponto de vista dos estudantes, com base em uma investigação da compreensão dos alunos sobre o que é um conhecimento cultural e como este conhecimento pode ser relacionado à Física e à aula de Física. Na área de pesquisa em Educação Científica, trabalhos voltados à relação Ciência, Educação Científica e Cultura ainda são minoritários, entretanto existe um reconhecimento crescente da importância deste tipo de discussão, onde o termo cultura tem ganhado diversos significados. Podemos identificar algumas linhas possíveis de trabalho com questões culturais, como a questão da identidade (Gurgel, 2014), ponte cultura e arte (Zanetic, 2006; Piassi, 2007) e a questão dos diálogos e práticas culturais em sala de aula (Tobin, 2011), sendo que estes possuem distintos embasamentos teóricos e procedimentos práticos em sala de aula. Para o debate entre como os alunos compreendem o conhecimento cultural e a relação das diferentes maneiras de trabalhar com perspectivas culturais no ensino, apresentamos uma discussão sobre uma proposta de entendimento para o conceito de cultura, realizada a partir de uma análise de discussões dos autores Willian Sewell (1999) e Terry Eagleton (2005). Como base metodológica para investigação do entendimento dos estudantes sobre cultura, apresentamos uma discussão sobre identidade cultural, representações sociais e a metodologia de investigação escolar COGEN (diálogo gerado pelo coletivo). A investigação e análise, realizada em uma escola de educação básica da rede pública de ensino, se deu em dois momentos, a utilização de questionários e entrevista em grupo no formato COGEN grupos focais, onde identificamos particularidades na existência de representações distintas para cultura, acessadas independentemente para cada assunto de debate (sala de aula/escola; Física/Ciência), que permitiram uma discussão sobre a importância de levar em consideração a maneira como os estudantes entendem o conceito de cultura e posturas na sala de aula para a eficácia de um ensino de ciências em uma perspectiva cultural. (AU)

Processo FAPESP: 11/16424-9 - As representações sociais sobre Ciência e Cultura e seu papel na aprendizagem em física
Beneficiário:Felipe Velasquez de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado