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A criança como sujeito da pesquisa: uma análise da sua produção acadêmica (1988-2011)

Processo: 11/21074-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Luciana Aparecida de Araujo Penitente
Beneficiário:Nalva Priscila Marques
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação acadêmica   Estado da arte   Práticas pedagógicas   Crianças   Pesquisa bibliográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:criança | Cultura Infantil | Educação | Estado da Arte | Pesquisa com crianças | produção acadêmica | Pesquisa Pedagógica

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido em nível de iniciação científica, cujo objetivo central é analisar e compreender aspectos dos estudos e pesquisas acadêmicas que discutem sobre a possibilidade de se pensar a criança como sujeito de um processo de pesquisa, publicadas entre 1988 a 2010. O interesse por essa temática surgiu com o intuito de conhecermos como podemos proceder na compreensão da cultura infantil, fugindo daquilo que é óbvio e, aprendendo a ouvir, dar voz e vez as crianças. Tarefa que implica mudarmos a forma de pesquisar e definir a criança, a infância e sua cultura. Com o desafio de estabelecermos reflexões e relações necessárias a partir de um novo olhar sobre a criança na pesquisa, valorizando a criança como sujeito desse processo a partir das teorizações de pesquisadores cujos estudos têm constituído o campo de saber sobre a produção de uma cultura infantil, a pesquisa ora proposta caracteriza-se como bibliográfica no que diz respeito às suas fontes. Considerando que esse corpus de investigação representa um conjunto de produtos sobre uma determinada temática, podendo favorecer o desenvolvimento de outras pesquisas e consolidação do conhecimento, essa pesquisa cujo intuito é identificar e analisar alguns aspectos desse corpus na busca de compreendê-lo melhor, essa pesquisa pode ser caracterizada como do tipo "estado da arte". Após os procedimentos de localização, reunião, seleção e ordenação do corpus da investigação, será realizado um trabalho de categorização dos dados e informações, mediante a construção de instrumentos de pesquisa que considera os seguintes aspectos: títulos, resumos, palavras-chave de cada uma das teses, dissertações e periódicos, material, método e procedimentos de análise dos resultados das pesquisas, principais considerações finais ou conclusões das pesquisas. Em seguida, realizaremos uma análise centrada na articulação entre os dados e informações categorizadas, em busca de possíveis inferências e da compreensão dos aspectos dos estudos e pesquisas acadêmicas que discutem sobre a possibilidade de se pensar a criança como sujeito de um processo de pesquisa publicadas entre 1988 a 2010. Acreditamos que a vivencia nas diferentes etapas desse projeto e o aprendizado decorrente dele, trarão fecundas contribuições tanto a nossa formação como pesquisadora como para discussões em torno da prática pedagógica de professores.(AU)

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