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Aquisições e déficits de habilidades sociais: um estudo de caracterização de adolescentes em conflito com a lei

Processo: 11/19317-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Marina Rezende Bazon
Beneficiário:Marina Mara Martins Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Tratamento psicológico   Consentimento presumido   Pesquisa bibliográfica   Inventário   Registros médicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes em conflito com a lei | habilidades sociais | Adolescentes em conflito com a lei/Programa de atendimento comunitário

Resumo

É comum a associação entre o déficit de habilidades sociais e comportamentos não adaptativos, indicando que este seja um fator que aumenta a vulnerabilidades dos jovens para a prática de delitos. A partir de revisão bibliográfica observou-se que não há estudos nacionais que relacionem diretamente as habilidades sociais e a conduta delituosa de jovens e que pesquisas com jovens infratores, normalmente, comparam as habilidades sociais de jovens em conflito com a lei com amostras de jovens não envolvidos criminalmente, deixando de estabelecer diferenças dentro do próprio grupo de infratores. Posto isso, o presente estudo tem como objetivo geral caracterizar uma amostra de adolescentes infratores em termos de habilidades sociais e como objetivos específicos identificar a existência e a natureza de déficits de habilidades sociais e as diferenças nas habilidades sociais em subgrupos da amostra. Uma vez identificados subgrupos na amostra, em termos de habilidades sociais, pretende-se investigar as correlações entre essas e variáveis de caracterização como idade e escolaridade, números de delitos, BOs e processos judiciais e passagens anteriores por medidas sócio-educativas. Participarão da pesquisa 60 adolescentes do sexo masculino, com idade entre 12 e 17 anos, submetidos à medida sócio-educativa de Liberdade Assistida. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Psicológica (CEP) e se aprovado, será solicitado dos responsáveis a participação dos adolescentes por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Na coleta de dados será aplicado o Inventário de Habilidades Sociais - Adolescente (IHSA- Del-Prette) e para os dados de caracterização consultar-se-ão as pastas técnicas e prontuários. Os escores obtidos e os dados de caracterização (categorizados) serão inseridos em planilha para as análises descritivas e a aplicação de testes estatísticos, se possível.(AU)

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