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Afetividade em escolares com dislexia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Processo: 11/51668-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Sylvia Maria Ciasca
Beneficiário:BETÂNIA ALVES VEIGA DELL AGLI
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Afetividade   Valores (psicologia)   Dislexia   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Afetividade | Dislexia Do Desenvolvimento | Julgamento Alheio | Representacoes De Si | Valores

Resumo

Embasadas na teoria psicogenética de Jean Piaget, afetividade e inteligência são consideradas aspectos indissociáveis, irredutíveis, complementares de construções solidárias e paralelas que se constrói ao longo do desenvolvimento a partir dás interações com o meio. As crianças e adolescentes que apresentam queixa escolar podem construir imagens, valores e julgamentos negativos de si. O presente estudo tem como objetivo analisar a afetividade em escolares com dislexia e com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Mais especificamente pretende avaliar as representações de si, os valores e como percebem o olhar alheio. Serão avaliados 30 escolares, com idades de 8 a 14 anos, que apresentam diagnóstico de dislexia, 30 escolares com diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e 30 escolares com bom desempenho escolar e comportamento adequado e as respectivas mães (n=90). Serão utilizados com os escolares uma história-dilema de uma situação comum de sala de aula, com questões relativas aos sentimentos dos personagens, a visão que os colegas e professores têm dele, os valores e no final uma que se refere aos sentimentos do próprio participantes. Com as mães será utilizado um roteiro de entrevista semi-dirigida composto por questões relativas de como elas acreditam que seus/suas filhos(as) se sentem. Os resultados serão categorizados e organizados estatisticamente e buscar-se-á montar um perfil afetivo dos grupos, bem como proceder a uma análise comparativa. Espera conhecer se as crianças com dificuldades escolares apresentam imagem de si negativa que possam interferir na construção de sua personalidade. (AU)

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