Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo neurobiológico no sistema dopaminérgico mesolímbico envolvido na modulação da hiperalgesia persistente pelo exercício físico

Processo: 11/23531-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2012
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Pesquisador responsável:Carlos Amilcar Parada
Beneficiário:Cesar Renato Sartori
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Hiperalgesia   Exercício físico

Resumo

Estudos epidemiológicos indicam uma estreita associação entre transtorno depressivo e dor crônica. Diversas características clínicas e biológicas são compartilhadas entre dor e depressão; e várias estruturas neuroanatômicas, circuitos neurais e sistemas de neurotransmissores apresentam alterações similares nestas duas condições. Têm emergido evidências da participação do Sistema Dopaminérgico Mesolímbico (SDM) na modulação dos mecanismos de dor; e nosso grupo demonstrou recentemente que o Núcleo Acumbente, estrutura componente do SDM, possui um papel facilitatório na manutenção da hiperalgesia persistente de origem inflamatória. O SDM também tem participação na mediação de anormalidades comportamentais observadas na depressão e tem sido proposto que alterações na expressão e sinalização do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) no SDM estão envolvidas na depressão. Desta forma, o SDM se constitui em uma das estruturas neurais onde ocorrem alterações neuroplásticas que podem ser compartilhadas entre a dor crônica e a depressão. O exercício físico exerce um bem documentado efeito antidepressivo além de ser indicado como intervenção não farmacológica para o alívio de sintomas em condições de dor crônica, tais como dor lombar, doenças reumáticas e, sobretudo, fibromialgia. Assim, no presente estudo pretende-se investigar o efeito da atividade física voluntária realizada por camundongos sobre a hiperalgesia persistente de origem inflamatória e sobre o comportamento do tipo depressivo, correlacionando com a expressão do BDNF no SDM. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SARTORI, CESAR RENATO; PAGLIUSI, JR., MARCO; BONET, IVAN JOSE MAGAYEWSKI; TAMBELI, CLAUDIA HERRERA; PARADA, CARLOS AMILCAR. Running wheel exercise induces therapeutic and preventive effects on inflammatory stimulus-induced persistent hyperalgesia in mice. PLoS One, v. 15, n. 10 OCT 13 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.