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História das Práticas de Avaliação na Universidade de São Paulo (Curso de Pedagogia - 1938 até os dias atuais)

Processo: 12/00351-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Denice Barbara Catani
Beneficiário:Katiene Nogueira da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Ensino superior   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação das aprendizagens | cultura escolar | Curso de Pedagogia | Ensino Superior | historia da educação | práticas pedagógicas de ensino e avaliação | História das Práticas de Avaliação no Ensino Superior

Resumo

O projeto visa a investigar as práticas de avaliação empregadas pelos professores universitários para verificar as aprendizagens de seus alunos no curso de Pedagogia da Universidade de São Paulo desde 1938 - ano de sua criação - até os dias atuais, contribuindo também para a recuperação de elementos que fazem parte da história, da cultura e da memória desta instituição. Buscamos compreender como os docentes constroem os seus critérios de excelência e de que forma estes são mobilizados na docência, na avaliação das aprendizagens e na formação realizadas no ensino superior. No âmbito deste estudo, podemos pensar principalmente na divisão do período investigado em quatro momentos. O período inicial, marcado pelo ano de 1938, no qual o curso de Pedagogia foi criado; como uma fase intermediária na história da instituição, a década de 60 e mais particularmente o ano de 1968, no qual houve a reforma universitária, até 1970, quando a Faculdade de Educação passou a funcionar; a década de 80, quando houve um aumento significativo do número total de vagas nos cursos de graduação; e o momento atual, o ano de 2011. Com relação à metodologia adotada para o desenvolvimento do estudo do período inicial da instituição, pretendemos examinar os anuários, as obras memorialísticas e os documentos da USP, com o objetivo de compreender e de recuperar as práticas de avaliação das aprendizagens empregadas pelos docentes naquela época. Para a realização da investigação nos momentos seguintes, além das fontes citadas anteriormente, serão realizadas entrevistas com professores e alunos que freqüentaram a instituição. Desta forma busca-se proceder a um estudo que possua um caráter histórico e incida também sobre o tempo atual.

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