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Uso de mapas conceituais para identificar relações interdisciplinares no currículo do curso de Gerontologia

Processo: 11/23222-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Paulo Rogerio Miranda Correia
Beneficiário:Paola Lacerda Aguiar
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geriatria   Ensino superior   Currículos e programas   Mapas conceituais   Métodos empíricos   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:construção colaborativa de conhecimento | curriculo | Elicitação | Ensino Superior | Interdisciplinaridade | mapeamento conceitual | Mapeamento conceitual

Resumo

A interdisciplinaridade é um elemento formativo importante para a formação profissional oferecida pelos cursos de graduação, a fim de capacitar os egressos a lidar com os complexos desafios a serem enfrentados pela sociedade do conhecimento. A revisão da literatura relacionada com a organização interdisciplinar de currículos do ensino superior revela uma lacuna que dificulta o estabelecimento de vínculos entre os conteúdos disciplinares. Não há um procedimento robusto capaz de auxiliar os docentes a identificar as possíveis conexões entre as disciplinas presentes no currículo de um curso de graduação. O presente projeto de pesquisa pretende utilizar os mapas conceituais (MC) como ferramentas de visualização para estimular o processo de construção colaborativa de conhecimento (CCC) entre os docentes de 4 disciplinas do curso de Gerontologia, oferecido pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP Leste). O referencial teórico para a análise interdisciplinar está baseado na tipologia interdisciplinar desenvolvidas para as atividades docentes no ensino superior, proposta pela pesquisadora Lisa Lattuca (2001). Nossa opção se baseia na forma pela qual os dados empíricos foram obtidos para estabelecer a tipologia: observações feitas no ambiente acadêmico, privilegiando as ações docentes relacionadas ao ensino e à pesquisa, fornecem categorias mais apropriadas para o uso no âmbito educacional. A realização desse projeto de pesquisa, que apresenta um enfoque multidisciplinar, somente se viabiliza com a participação de um aluno que tenha experiência com o mapeamento conceitual e domínio sobre o conhecimento específico do curso de Gerontologia. A combinação desses requisitos com o perfil acadêmico da candidata faz da aluna Paola Lacerda Aguiar a única candidata viável para a bolsa ora pleiteada. A intenção de transformar os resultados a serem obtidos durante a pesquisa no seu Trabalho de Conclusão de Curso ratifica esse fato, bem como o elevado interesse da aluna em explorar o mapeamento conceitual no âmbito da sua futura área profissional.(AU)

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