Busca avançada
Ano de início
Entree

A história das disciplinas acadêmicas na Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - UNESP de Marília (2006-2011): as disciplinas de didática do curso de pedagogia em foco

Processo: 12/00158-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Leonardo Marques Tezza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Ensino fundamental   Análise documentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curso de Pedagogia da FFC - Unesp | Educação | História da educação | História das disciplinas de Didática | Instituições de formação de professores no Brasil | Marília | História da Educação

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa "A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil - 1827-2011", do qual decorrerá o projeto de pesquisa com a mesma denominação, a ser iniciado em 2012, o qual terá como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Nesse sentido, o presente projeto apresenta como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar, sistematizar e analisar aspectos constitutivos das disciplinas de Didática no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp de Marilia entre os anos de 2006 à 2011. Tal formulação se originou da crença de que pesquisas que buscam sistematizar e analisar aspectos da história das disciplinas nas diversas instituições de formação de professores no Brasil contribuem para uma história dessas disciplinas no Brasil, para uma história da formação de professores no Brasil e, no limite, contribuem para uma história da educação no Brasil. Considerando que o curso de Pedagogia da FFC - Unesp de Marília a partir de 2006 passou a funcionar já não mais mediante habilitações, porém centrada na formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos moldes da RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 (BRASIL, 2006), procedemos ao recorte temporal mencionado. Ainda, tal recorte temporal se deve ao fato de que nos períodos da trajetória do curso de Pedagogia na Unesp de Marília anteriores, a história das disciplinas de Didática serão objetos de, pelo menos, outras duas investigações, também a serem desenvolvidas por outros colegas integrantes do GP FORME - Formação do Educador. Trata-se de projeto de pesquisa que se acredita que irá permitir à jovem pesquisadora maior dedicação à atividade de pesquisa, possibilitando-lhe o aprimoramento de sua formação na graduação, sendo também uma preparação para a pós-graduação. Daí a formulação deste projeto de pesquisa de iniciação científica, documental, quanto às fontes, e de abordagem histórica. O método de análise será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993;1997)/Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, identificação, reunião, seleção, sistematização e análise do corpus documental.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)