Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína

Processo: 12/00217-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luciana Venturini Rossoni
Beneficiário:Aldair de França Neto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão   Remodelação vascular   Ouabaína   Fisiologia cardiovascular   Endotélio vascular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artéria de Resistência | Endotélio Vascular | hipertensão arterial | Mecânica Vascular | Ouabaína | remodelamento vascular | Fisiologia cardiovascular

Resumo

A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial, a qual se associa frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos alvo e a alterações metabólicas. Sabe-se que 50% dos pacientes com HA primária ou essencial têm concentrações plasmáticas elevadas de ouabaína (OUA) endógena e, além do mais, a administração exógena desse digitálico em animais leva ao desenvolvimento de HA. Tem sido demonstrado que a HA induzida pelo tratamento crônico de ratos com OUA está relacionada com hiper-reatividade na função vascular, aumento da resistência periférica vascular e remodelamento de arteríolas nos animais hipertensos. Ao longo dos anos o nosso grupo de pesquisa tem demonstrado a participação dos sistemas renina-angiotensina (SRA) e endotelina (ET), e a liberação de prostanóides vasoconstritores derivados da ciclooxigenase (COX), como o tromboxano A2 (TxA2) e PGH2, na gênese e/ou manutenção da HA e nos ajustes da função vascular observados após o tratamento crônico com OUA. Dessa forma sabe-se que a ativação tanto do SRA como ET está relacionada à resposta hipertensora nos animais tratados durante cinco semanas com OUA, no entanto o sistema ET assim como o TxA2/ PGH2 parecem estar associados aos ajustes na função vascular observada nesses animais. Além do mais, o nosso grupo de pesquisa publicou que as artérias mesentéricas de resistência dos animais hipertensos induzidos por OUA apresentam alterações estruturais e mecânicas que corroboram com a elevação da resistência vascular periférica e, consequentemente, com a HA observada nesses animais. Porém, os mecanismos associados à gênese desse remodelamento arterial ainda são desconhecidos. No entanto, sistemas como o SRA e ET e a associação desses com a via da COX podem ser possíveis sistemas envolvidos no remodelamento vascular dos animais tratados cronicamente com OUA. Assim esse projeto tem por objetivo estudar a influência dos sistemas SRA e ET e de prostanóides derivados da COX no remodelamento vascular em artérias mesentéricas de resistência de animais com HA induzida pelo tratamento durante cinco semanas com OUA.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE FRANCA-NETO, ALDAIR; COUTO, GISELE KRUGER; XAVIER, FABIANO ELIAS; ROSSONI, LUCIANA VENTURINI. Cyclooxygenase-2 is a critical determinant of angiotensin II-induced vascular remodeling and stiffness in resistance arteries of ouabain-treated rats. Journal of Hypertension, v. 40, n. 11, p. 12-pg., . (10/50048-1, 12/00217-7, 10/18380-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANÇA NETO, Aldair de. Estudo dos mecanismos envolvidos no remodelamento de artérias de resistência de ratos hipertensos induzidos pelo tratamento com ouabaína.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.