Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do perfil fenotípico e funcional das células Natural killer e linfócitos T CD8+ no Líquen plano

Processo: 11/21267-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Gabriel Costa de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade   Citocinas   Células matadoras naturais   Receptores toll-like   Líquen plano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células NK | células T CD8+ | citocinas | citotoxicidade | líquen plano | receptores Toll Like | Imunologia

Resumo

O Líquen plano (LP) é considerado uma doença inflamatória crônica, mucocutânea de etiologia ainda desconhecida. Estima-se que o LP acometa aproximadamente 1% da população mundial, sendo as manifestações em mucosas mais frequentes. Há várias alterações histológicas na pele características no LP, que são acompanhadas de infiltrado linfocitário que precede a lesão epitelial, seja por células TCD4+ e TCD8+. Os linfócitos T CD8+ são potenciais indutores de citotoxicidade contra os queratinócitos no LP, mas a participação de células Natural killer (NK) não está bem determinado. Além disto, não há evidências de estudos no LP sobre o perfil funcional das células NK e TCD8+, seja pelo potencial citotóxico e/ou secretório.Desta forma, este projeto tem como objetivo avaliar no LP a participação das células NK e das células T CD8+ do sangue periférico como representante da resposta imune inata e da resposta adaptativa, respectivamente, quanto ao fenótipo e ao aspecto funcional citotóxico. O perfil funcional das células NK será avaliado quanto ao potencial de ativação via receptores Toll-like (TLR) TLR3 e NOD-like (inflamassoma) e pela função citotóxica contra as células alvo tumorais K562, pela expressão intracelular de citotoxicidade (CD107a, granzima B, IFN-g, TNF-a). A avaliação dos subtipos de células NK, será realizada pela alta ou baixa expressão de superfície de CD56 e CD16. Quanto aos linfócitos TCD8+ serão avaliados quanto a expressão de marcadores de homing e de efetor/memória (CLA, CD45RA, CCR7, CD127) e intracelular de citotoxicidade. Além disto, as células T CD8 purificadas serão avaliadas quanto a expressão de citocinas/quimiocinas e receptores pelo método de PCR array. A avaliação dessas células quanto ao fenótipo e ao aspecto citotóxico são parâmetros imunológicos importantes para serem elucidados no LP e podem contribuir em novas abordagens terapêuticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Gabriel Costa de. Análise do perfil fenotípico e funcional das células natural Killer e linfócitos TCD8+ no Líquen plano. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.