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A peça de aprendizagem: Heiner Müller e o modelo brechtiano

Processo: 12/06497-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 30 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 21 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia
Pesquisador responsável:Lucianno Ferreira Gatti
Beneficiário:Lucianno Ferreira Gatti
Pesquisador Anfitrião: Stefan Willer
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Center for Literary and Cultural Research Berlin, Alemanha  
Assunto(s):Estética do teatro   Teoria crítica   Teatro (literatura)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Heiner Müller | Teatro Alemão | Teoria Crítica | Walter Benjamin | Estética

Resumo

O objeto do projeto de pesquisa é a avaliação dos pressupostos históricos e estéticos da forma teatral da "peça de aprendizagem" (Lehrstück) a partir do tratamento dado a essa forma pelo trabalho dramatúrgico de Heiner Müller em sua produção da década de 1970. Duas hipóteses de investigação serão testadas por este projeto: 1) a produção dramatúrgica de Müller nesse período é indissociável do enfrentamento crítico do teatro de Bertolt Brecht, particularmente do modelo da peça de aprendizagem, formulado por Brecht em A Medida (1930); 2) tal enfrentamento pressupõe a retomada de um debate estético e literário entre Walter Benjamin e Brecht a respeito da forma da parábola na obra de Franz Kafka. (AU)

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