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Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares do 2° ano do ensino fundamental

Processo: 12/02433-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Renata Correia da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção da fala   Compreensão da leitura   Transtornos da leitura   Crianças em idade escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Compreensão de Leitura | Leitura | Leitura e Escrita

Resumo

Introdução: estudos têm demonstrado que indivíduos com dificuldade de leitura apresentam prejuízos em habilidades metafonológicas as quais podem comprometer um desempenho futuro em compreensão de leitura. Dessa forma, entender como estes processos se inter-relacionam é de extrema importância para atuação fonoaudiológica tanto no âmbito clínico quanto no educacional, pois pode-se fundamentar ações de promoção e prevenção na área de leitura e escrita e oferecer um padrão de normalidade para os profissionais que transitam na interface saúde-educação. Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e verificar possíveis correlações entre ambas. Método: participarão deste estudo 120 crianças do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Os sujeitos serão avaliados individualmente, em sala previamente determinada pela diretoria da escola. Inicialmente todos farão uma prova específica para avaliação da Consciência Fonológica por meio do teste CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial). Em outro dia os escolares realizarão a prova de compreensão de orações, do teste PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). Análise dos resultados: será realizada uma análise estatística inferencial para os resultados do CONFIAS em que serão verificadas a sensibilidade e especificidade para cada prova e para total das provas e, estabelecidas as curvas ROC com os valores de corte. Em seguida, o desempenho das crianças na prova de compreensão de oração será analisado em função dos valores de corte do CONFIAS e separados em acima e abaixo destes valores, verificando possíveis correlações. (AU)

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