Busca avançada
Ano de início
Entree

Contradições no uso de tecnologias em contexto de estágio de um curso de Letras: o professor de inglês em formação inicial no ensino superior privado.

Processo: 12/04993-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Ana Mariza Benedetti
Beneficiário:Janara Barbosa Baptista
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Novas tecnologias   Ensino de língua estrangeira   Letramento digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ensino de língua estrangeira | formação de professores | letramento digital | novas tecnologias | Ensino e aprendizagem de linguas

Resumo

Com o advento da era digital, há a necessidade de um olhar crítico em direção aos cursos de Letras com o intuito de assegurar que os futuros professores estejam sendo preparados para o desafio de refletir criticamente e ajudar alunos a desenvolver habilidades para se comunicar nas diversas situações tecnológicas dentro e fora da sala de aula. O presente projeto objetiva justamente verificar como ocorre a formação de professores em relação ao uso de novas tecnologias durante o estágio de regência, que se desenvolve através de uma disciplina on-line, de um curso de Letras. Para o seu desenvolvimento, serão utilizados conceitos relacionados a letramento digital e formação de professores, assim como conceitos da teoria sociocultural e da aprendizagem colaborativa. Defende-se, assim, que experiências teóricas e práticas já na graduação por meio de aprendizagem colaborativa no meio virtual podem contribuir para formar professores mais autônomos, conscientes e reflexivos em relação ao uso, ou não, de ferramentas tecnológicas nas aulas de língua estrangeira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)