Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de microcápsulas de ácido ascórbico utilizando dispositivo microfluídico

Processo: 12/04451-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Beneficiário:Talita Aline Comunian
Supervisor: David A. Weitz
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/03882-9 - Encapsulação de ácido ascórbico utilizando a técnica de emulsão dupla, BP.MS
Assunto(s):Segurança alimentar   Microencapsulação   Ácido ascórbico   Vitamina C
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estabilidade | Microencapsulação | vitamina C | Microencapsulação

Resumo

O uso de antioxidantes na indústria de alimentos e seus mecanismos funcionais têm sido amplamente estudados devido à oxidação lipídica, a qual é responsável por tornar os alimentos impróprios para consumo, além de também provocar alterações que irão afetar não só a qualidade nutricional, mas também a integridade e segurança dos alimentos. O ácido ascórbico é um antioxidante muito eficaz que exibe função vitamínica, no entanto é muito instável a diversos fatores. A encapsulação utilizando o método de dispositivo microfluídico será estudada como uma alternativa para resolver tais problemas. Assim, o objetivo deste trabalho será elaborar microcápsulas de ácido ascórbico através do método de emulsão dupla com utilização de dispositivo microfluídico, utilizando óleo de milho e gordura interesterificada de palma e palmiste como material de parede. Serão preparados seis tratamentos onde se variará a concentração e composição da fase oleosa e tamanho global da emulsão. Os tratamentos serão avaliados com relação a sua morfologia, por microscopia ótica e eletrônica de varredura, eficiência de encapsulação, distribuição de tamanho de partículas, estabilidade da emulsão e do material encapsulado, coeficiente de difusão e espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (Ft-ir). Os dados obtidos serão analisados estatisticamente por análise de variância ANOVA e teste de Tukey, ao nível de 5%. Espera-se obter microcápsulas estáveis, aumentando a possibilidade de utilizar o ácido ascórbico como um aditivo em alimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COMUNIAN, TALITA A.; ABBASPOURRAD, ALIREZA; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S.; WEITZ, DAVID A.. Fabrication of solid lipid microcapsules containing ascorbic acid using a microfluidic technique. Food Chemistry, v. 152, p. 271-275, . (12/04451-4)