Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e caracterização de scaffolds de beta-fosfato tricálcico reforçados com whiskers de silicato de cálcio

Processo: 12/07897-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Eliandra de Sousa Trichês
Beneficiário:Cynthia Guimarães de Paula
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Biomateriais   Tecidos suporte

Resumo

Scaffolds são definidos como suportes que servem de substrato para o crescimento, proliferação e diferenciação celular, logo, devem ser biocompatíveis, possuir taxas ideais de degradação, apresentar porosidade e interconectividade, e propriedades biológicas e mecânicas favoráveis ao crescimento tecidual. Uma das técnicas de processamento para a fabricação desta classe de material é o método de gelcasting associado à aeração de suspensão cerâmica, o qual consiste na gelificação de uma suspensão por meio da polimerização in situ de monômeros solúveis em água, gerando um corpo celular rígido, com alta resistência à verde, porosidade de até 95% e células que tendem à esfericidade e com tamanho entre 50-600 µm. A porosidade, o tamanho de poros e sua interconectividade tem grande importância para o desempenho do scaffold, pois desempenham papel fundamental na formação do novo tecido. Para que não haja uma perda das propriedades mecânicas com o aumento da porosidade, se faz necessário um ajuste entre ambas as propriedades. Na fabricação de scaffolds destinados a terapia de tecidos ósseos, os fosfatos de cálcio, mais especificamente, o beta-fosfato tricálcico (beta-TCP), destacam-se pela sua reabsorção, morfologia e composição química semelhante à fase mineral óssea. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da adição de whiskers de silicato de cálcio (wollastonita) nas propriedades físicas e mecânicas de scaffolds de beta-TCP, produzidos pelo método de gelcasting. As propriedades morfológicas, físicas e mecânicas dos scaffolds serão determinadas e sua perda de massa em solução fisiológica também será avaliada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SIQUEIRA, LILIAN; DE PAULA, CYNTHIA GUIMARDES; GOUVEIA, RUBIA FIGUEREDO; MOTISUKE, MARIANA; TRICHES, ELIANDRA DE SOUSA. Evaluation of the sintering temperature on the mechanical behavior of beta-tricalcium phosphate/calcium silicate scaffolds obtained by gelcasting method. JOURNAL OF THE MECHANICAL BEHAVIOR OF BIOMEDICAL MATERIALS, v. 90, p. 635-643, FEB 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.