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A história da didática na escola normal livre Sagrado coração de Jesus de Marília-SP (1944-1977)

Processo: 12/00625-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosane Michelli de Castro
Beneficiário:Valessa Suellen Alvares Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Didática   Fontes históricas   Análise documentária   Marília (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:didática | Educação | Escola Normal Livre | historia da educação | Instituições de formação de professores no Brasil | História da Educação

Resumo

Trata-se de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no âmbito do programa de pesquisa "A história da didática em instituições de formação de professores no Brasil - 1827-2011", do qual decorrerá o projeto de pesquisa com a mesma denominação, o qual terá como objetivo central identificar, reunir, selecionar, sistematizar, analisar e interpretar aspectos da didática, como disciplina e campo de conhecimento em instituições de formação de professores no Brasil, entre 1827 e 2011. Nesse sentido, o presente projeto apresenta como objetivo geral localizar, identificar, reunir, selecionar e analisar aspectos da didática, como disciplina, da Escola Normal Livre "Sagrado coração de Jesus" de Marília-SP, o qual, sob essa denominação, desenvolveu as suas atividades entre 1944 e 1977. Tal formulação se originou da crença de que, pesquisas que buscam sistematizar e analisar aspectos da história das disciplinas nas diversas instituições de formação de professores no Brasil contribuem para uma história dessas disciplinas no Brasil, para uma história da formação de professores no Brasil e, no limite, contribuem para uma história da educação no Brasil. Considerando que se tratava de um importante momento da formação de professores do Brasil, quando se fazia sentir a forte influência da instituição católica no setor educacional, a cidade de Marília encontrava-se frente à necessidade de ter uma escola confessional para atender à alta paulista, condizente com a prosperidade agrícola do jovem município. Trata-se de projeto de pesquisa que se acredita que irá permitir à jovem pesquisadora maior dedicação à atividade de pesquisa, possibilitando-lhe o aprimoramento de sua formação na graduação, sendo também uma preparação para a pós-graduação. Daí a formulação deste projeto de pesquisa de iniciação científica, documental, quanto às fontes, e de abordagem histórica. O método de análise será o dos "aspectos da configuração textual", segundo Magnani (1993;1997)/Mortatti (2000), baseado nos procedimentos de localização, identificação, reunião, seleção, sistematização e análise do corpus documental. (AU)

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