Busca avançada
Ano de início
Entree

Macroecologia do cuidado parental em artrópodes: com muitos inimigos vêm grandes responsabilidades para os pais

Processo: 12/10167-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2012
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Pedro Penna Bueno
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Macroecologia   Parentalidade   Artrópodes   Clima   Prevalência

Resumo

O cuidado parental é um aspecto central da biologia reprodutiva de muitas espécies e é usualmente modelado com base em seus custos e benefícios, que devem variar de acordo com as condições bióticas e abióticas. O objetivo deste projeto será testar se os benefícios do cuidado parental em artrópodes são maiores nos trópicos do que em regiões temperadas. Mais especificamente, será testada a previsão de que desovas desatendidas nos trópicos possuem mortalidade mais elevada do que desovas desatendidas em regiões temperadas em virtude da maior intensidade de ataques de inimigos naturais. Os dados empíricos serão obtidos da literatura e analisados por meio de uma abordagem meta-analítica. Os artigos selecionados deverão testar experimentalmente em campo o efeito do cuidado parental contra predadores e parasitoides, e fornecer dados sobre o clima do local de estudo (tropical vs. temperado). Este estudo representará um teste formal para a hipótese de que a intensa predação por formigas e coespecíficos, assim como o alto risco de ataque por fungos, são responsáveis pela maior prevalência do cuidado parental em linhagens de artrópodes tropicais. Ainda que nossos dados não possam ser usados para fazer inferências sobre a evolução do cuidado parental, eles serão úteis para compreender sua manutenção nos dias atuais.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, EDUARDO S. A.; BUENO, PEDRO P.; GILBERT, JAMES D. J.; MACHADO, GLAUCO. Macroecology of parental care in arthropods: higher mortality risk leads to higher benefits of offspring protection in tropical climates. BIOLOGICAL REVIEWS, v. 92, n. 3, p. 1688-1701, . (12/20468-4, 15/10448-4, 12/10167-7, 12/50229-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.