Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovações Pedagógicas nas Pesquisas Acadêmicas sobre Práticas Escolares em Ciências nos Anos Iniciais (1972-2011)

Processo: 11/09641-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Jorge Megid Neto
Beneficiário:Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes Galletti
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de ciências   Estado da arte   Inovação pedagógica   Práticas escolares   Educação em ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos Iniciais | Educação em ciências | Estado da arte | inovação pedagógica | práticas escolares | Ensino de Ciências

Resumo

A presente pesquisa insere-se no conjunto de ações do CEDOC- Centro de Documentação em Ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp no sentido de estabelecer o estado de conhecimento sobre a pesquisa educacional brasileira no campo da Educação em Ciências. Pretende-se discutir características e tendências das teses e dissertações defendidas no Brasil entre 1972 e 2011, voltadas para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente pesquisas que lidaram com práticas escolares nesse período escolar. Daremos especial atenção à identificação das inovações implementadas e as condições de produção que favoreceram o desenvolvimento dessas ações. Procuraremos compreender tais inovações e condições de produção à luz das políticas públicas educacionais de cada época, bem como em função dos próprios referenciais utilizados nas pesquisas. A questão central do estudo fica assim traduzida: "Que inovações pedagógicas ocorreram em pesquisas de intervenção sobre práticas escolares em Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental e quais foram as condições de produção dessas inovações, em especial as de natureza política e teórico-epistemológicas?" O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de estado da arte, na qual faremos a identificação, seleção e recuperação dos documentos e uma análise dos trabalhos de acordo com descritores pré-estabelecidos e categorias de análise. Espera-se identificar e problematizar as contribuições das propostas de inovação apresentadas em pesquisas de intervenção voltadas para práticas escolares em Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar as condições de produção e as políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento dessas inovações; identificar e compreender os referenciais teóricos que têm embasado as propostas de inovação educacional no campo da pesquisa em ensino de ciências nos anos iniciais; discutir perspectivas futuras para a formação de professores que atuam com o ensino de ciências nos anos iniciais, apontando caminhos e sugerindo pistas para futuras intervenções na prática escolar no contexto educacional estudado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GALLETTI, Rebeca Chiacchio Azevedo Fernandes. Inovações pedagógicas no ensino de ciências dos anos iniciais: um estudo a partir de pesquisas acadêmicas brasileiras (1972-2012). 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.