Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação in vitro da citotoxicidade celular de zircônia experimental frente a células osteoblásticas

Processo: 12/07283-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Ana Flávia Sanches Borges
Beneficiário:Marianne Barbosa Salgado de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Cultura de células   Osteoblastos   Zircônia   Proliferação celular   Capacidade de absorbância de radicais de oxigênio   Citotoxicidade   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:citotoxicidade | osteoblastos | zirconia | Materiais Odontológicos

Resumo

O objetivo deste estudo in vitro é avaliar, por meio de cultura de células, a presença de citotoxicidade celular osteoblástica frente a uma zircônia de composição experimental de origem nacional (ZE) comparativamente a uma composição de zircônia consolidada no mercado (CC) e ao Ti comercialmente puro (TI CP). Os grupos controle serão: meio de cultura (controle negativo - CN); solução fenol 1% (controle positivo - CP). Dez discos com 13 mm de diâmetro e 4 mm de espessura serão confeccionados para cada grupo. Os discos de zircônia serão obtidos a partir de blocos prensados e pré-sinterizados, fresados no sistema CAD/CAM CEREC In Lab e sinterizados para a obtenção das medidas finais. Os discos de titânio serão fundidos em atmosfera inerte de argônio e a vácuo, com injeção do material sob pressão e após desinclusão, submetidos à abrasão com partículas de óxido de alumínio. Todos os discos serão polidos com solução de sílica coloidal. Células MC3T3E1 p5 a p15 (pré-osteoblásticas) se multiplicarão aderidas a uma superfície sólida, em meio essencial mínimo, suplementado com 10% de soro fetal bovino (SFB). Testes de citotoxicidade direta serão realizados colocando-se as amostras em contato direto com as células, visando observar a proliferação celular em contato com o material. As análises serão realizadas em triplicata e as amostras serão submetidas à análise de absorbância. Testes de citotoxicidade indireta serão realizados com extrato dos materiais. Após estocagem em estufa o meio de cultura será substituído pelos extratos dos materiais, o controle positivo de citotoxicidade pelo fenol e controle negativo mantido no meio de cultura. Efetuada esta troca, as placas serão estocadas e posteriormente submetidas à análise de absorbância, em triplicata. Os dados dos testes de citotoxicidade direta e indireta serão submetidos à ANOVA um critério.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIRES, LUARA A.; DE MEIRA, CAMILA R.; TOKUHARA, CINTIA K.; DE OLIVEIRA, FLAVIA A.; DAINEZI, VANESSA B.; GRAEFF, MARCIA S. ZARDIN; FORTULAN, CARLOS A.; DE OLIVEIRA, RODRIGO C.; PUPPIN-RONTANI, REGINA M.; BORGES, ANA FLAVIA S.. Wettability and pre-osteoblastic behavior evaluations of a dense bovine hydroxyapatite ceramics. JOURNAL OF ORAL SCIENCE, v. 62, n. 3, p. 259-264, . (11/18061-0, 12/07283-5, 12/06738-9, 18/23639-0)