Busca avançada
Ano de início
Entree

Segmentações não-convencionais de palavra nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental: um estudo longitudinal

Processo: 12/10030-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Fabiana Cristina Paranhos
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Palavra   Prosódia   Letramento   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Letramento | Língua Portuguesa | Palavra | prosódia | Segmentações não-convencionais | Fonologia

Resumo

Este projeto de pesquisa trata das segmentações não convencionais de palavras que podem ser classificadas em hipossegmentação, como "denada", ou em hipersegmentação, como "em bora". O principal objetivo desta pesquisa é descrever e analisar a escrita de sete sujeitos, observados ao longo dos quatro anos do EF II, de modo a verificar a trajetória desses alunos em direção (ou não) à palavra escrita convencional. Os textos a partir dos quais extraímos as ocorrências de segmentação não-convencional de palavras pertencem ao Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II, da UNESP. As ocorrências de segmentação não-convencional de palavras serão analisadas tendo como pressuposto teórico uma concepção de escrita como sendo constituída de modo heterogêneo (CORRÊA, 2004). Partimos da hipótese de que as segmentações não-convencionais de palavras podem ser vistas como evidências do modo como o escrevente projeta características dos enunciados falados (no que diz respeito à dimensão sonora da linguagem) nos enunciados escritos e como características dos enunciados escritos também levam à segmentação não-convencional da palavra. Dada essa hipótese, o objetivo específico é verificar de que modo e em que medida se dá a relação entre os enunciados falados e escritos, por meio da identificação de características da organização prosódica da linguagem. Para tanto, tomamos como referência os trabalhos de Tenani (2008, 2009) e Paranhos (2010) que assumem a proposta de Bisol (2000, 2005) a favor da importância, para caracterizar a prosódia do Português do Brasil, da distinção entre os constituintes prosódicos palavra fonológica e grupo clítico. Pretendemos, com essa pesquisa, contribuir com as reflexões sobre as possíveis relações entre os enunciados falados e escritos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PARANHOS, Fabiana Cristina. Segmentações não-convencionais de palavra nos quatro últimos anos do ensino fundamental: um estudo longitudinal. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.