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Saberes profissionais de professores e gestores sobre os critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças

Processo: 12/11430-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maevi Anabel Nono
Beneficiário:Ana Carolina Aguiar
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação escolar básica   Formação de professores   Creches   Inquéritos e questionários   Entrevista   Estudo observacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Formação de gestores | formação de professores | legislação educacional | Formação de professores

Resumo

Desde a promulgação da Constituição de 1988, que determinou o dever do Estado com a educação das crianças de 0 a 6 anos, diversas leis e documentos, além de pesquisas, vêm sendo publicados para definir e orientar o trabalho a ser desenvolvido na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Por meio desse projeto de pesquisa, em nível de Iniciação Científica, pretende-se investigar os saberes que as professoras e a gestora de uma escola de Educação Infantil possuem a respeito dos Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças (CAMPOS; ROSEMBERG, 2009). Trata-se de um projeto vinculado a um estudo mais amplo, em andamento, por meio do qual são investigados saberes de profissionais de Educação Infantil sobre os diversos documentos e leis publicados desde a década de 1980. A pesquisa de IC, de natureza qualitativa, será desenvolvida no período de agosto de 2012 a julho de 2013, em uma escola de Educação Infantil localizada no câmpus de uma universidade pública localizado no interior do estado de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa serão 6 professoras e 1 gestora da referida escola. Os dados serão coletados por meio de entrevistas, questionários e observações do dia a dia da escola. A análise dos dados se dará a partir dos seguintes focos de análise: 1 - saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre os Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças (CAMPOS; ROSEMBERG, 2009), 2 - fontes de aquisição dos saberes dos profissionais de Educação Infantil sobre o referido documento, 3 - interferência de tais saberes na constituição das identidades dos profissionais de Educação Infantil e em suas práticas. (AU)

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