Busca avançada
Ano de início
Entree

O jovem Florestan e a Educação

Processo: 12/12850-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Ana Paula Belem Hey
Beneficiário:Isabel Furlan Jorge
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Pensamento social   Análise crítica do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | Florestan Fernandes | Pensamento Social | Sociologia brasileira | Pensamento social

Resumo

Uma obra como a de Florestan Fernandes, que se apresenta como uma das principais matrizes da sociologia brasileira, ainda se abre para novas leituras e novas tentativas de interpretação. Sendo assim, interessa-me empreender uma releitura de parte da obra de Florestan Fernandes, tendo em vista contribuir com a sistematização e interpretação da obra desse autor no que ela se relaciona com a educação. O tema da educação, por ter sido sempre tão caro ao sociólogo, é recorrente em sua obra. Dada a vasta produção do autor, optei por centrar minha análise nos trabalhos produzidos por Florestan no período de sua formação acadêmica (1941- 1953), estabelecendo, como marco inicial, a sua entrada na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) da Universidade de São Paulo (USP) em 1941, e, como marco final, a defesa da sua tese de livre-docência em 1953. Pretendo desenvolver uma análise crítica e sistemática das obras do autor que se inserem no período delimitado, com o objetivo de compreender em que medida, em suas análises sobre o Folclore na cidade de São Paulo e sobre a Sociedade Tupinambá, Florestan Fernandes trata também do tema da educação, identificando as categorias sociológicas e as teses por ele empregadas ao analisar a educação. Trata-se de realizar uma análise internalista de obras selecionadas de Florestan Fernandes com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a abordagem propriamente sociológica da educação realizada pelo autor.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)