Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos parâmetros de soldagem para compósitos de PPS/fibras de vidro com aplicações aeronáuticas

Processo: 12/03407-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Cocchieri Botelho
Beneficiário:Samia Danuta Brejão de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Fibra de vidro

Resumo

O desenvolvimento da tecnologia dos compósitos poliméricos avançados tem como uma de suas funções a união de materiais que combinem características como: elevada resistência mecânica e rigidez aliadas a baixa massa específica. A combinação de propriedades que os compósitos avançados apresentam é resultado da junção de reforços de fibras que os tornam atrativos para a aplicação na área aeroespacial. Nos últimos anos diversas matrizes termoplásticas especiais e de alto desempenho vem sendo estudadas para utilização na fabricação de compósitos avançados, por apresentarem vantagens tais como: maior tempo de armazenagem de matéria prima; facilidade de reparo e possibilidade de reciclagem em relação aos compósitos termorrígidos. Um dos problemas principais de utilização de compósitos poliméricos em aplicações estruturais consiste em sua união efetiva para a integração de componentes. Neste sentido, estudos recentes mostram que a técnica de soldagem por resistência elétrica é um dos processos mais promissores para união de compósitos, por ser um método rápido e por necessitar de pouca preparação de superfície. O presente projeto tem como objetivo otmizar e caracterizar o processo de soldagem por resistência elétrica para laminados de PPS [poli(sulfeto de fenileno)] reforçados com fibra de vidro com aplicações aeronáuticas. Para esta finalidade, serão avaliados os parâmetros mais adequados quanto a tempo, corrente elétrica e pressão a serem utilizados no processo de soldagem. A caracterização dos materiais soldados será realizada por meio de ensaios mecânicos, análises térmicas e análise morfológica. A execução deste projeto contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias nacionais de utilização e fabricação em escala industrial deste produto de interesse principalmente da área aeronáutica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Samia Danuta Brejão de. Avaliação dos parâmetros de soldagem para compósitos de PPSfibras contínuas com aplicações aeronáuticas. 2013. 140 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.