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Desenvolvimento de veículos autônomos: um método híbrido para identificação de sinalização horizontal de trânsito em ambientes urbanos

Processo: 11/21956-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Pesquisador responsável:Denis Fernando Wolf
Beneficiário:Patrick Yuri Shinzato
Supervisor: Christoph Stiller
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Karlsruhe Institute of Technology (KIT), Alemanha  
Vinculado à bolsa:10/01305-1 - Sistema de direção assistida para veículos baseado em fusão de sensores., BP.DR
Assunto(s):Robótica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:navegação autônoma | Robótica móvel | Sistemas Inteligentes | Robótica Móvel

Resumo

O desenvolvimento de veículos autônomos vem sendo estudado desde os anos 80. Esse tipo de tecnologia contribuirá na redução de acidentes de trânsito, melhoria da mobilidade de deficientes físicos e idosos além de várias outras melhorias. Apesar de sua importância e da grande atenção que esse tema tem recebido por parte dos pesquisadores, esse problema ainda apresenta muitos desafios e questões em aberto devido sua alta complexidade. Normalmente, o cenário urbano possui várias sinalizações visuais que indicam normas de conduta naquele trecho de rua. Para que um veículo autônomo possa trafegar em harmonia no mesmo cenário junto com outros veículos, este deve reconhecer a rua onde pode trafegar e reconhecer essas sinalizações.Uma vez que o desenvolvimento de um veículo totalmente autônomo ainda é um grande desafio, este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de um sistema de reconhecimento de informações semânticas em ambientes urbanos baseado na fusão de sensores. Esse sistema fará parte de um sistema de direção assistida para veículos em ambientes urbanos que construirá um mapa de navegabilidade do ambiente enriquecido de informações semânticas referente as regras de trânsito do local. Com base nesse mapa, o condutor do veículo poderá ser avisado em situações de risco de colisão, buracos na pista, proximidade da guia ou mesmo infrações de trânsito. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHINZATO, PATRICK Y.; WOLF, DENIS E.; STILLER, CHRISTOPH; IEEE. Road Terrain Detection: Avoiding Common Obstacle Detection Assumptions Using Sensor Fusion. 2014 IEEE INTELLIGENT VEHICLES SYMPOSIUM PROCEEDINGS, v. N/A, p. 6-pg., . (10/01305-1, 11/21956-0)