Treinamento de ator, memória e micropercepção: possibilidades para o corpo em cena
A memória e as micro percepçõe(s) sob a perspectiva do trabalho do ator-criador
Processo: | 12/08594-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2012 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2013 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Renato Ferracini |
Beneficiário: | Melissa dos Santos Lopes |
Supervisor: | Paulo Filipe Monteiro |
Instituição Sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Vinculado à bolsa: | 10/07297-0 - A memória, a percepção e as micro percepções no processo de criação do ator, BP.DR |
Assunto(s): | Consciência corporal |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ator criador | memória | micropercepção | percepção | Interpretação |
Resumo Esta pesquisa de doutorado tem como foco a investigação, reflexão e análise dos seguintes termos práticos-conceituais: memória, percepção e micro percepção, extrapolando as relações entre estes, a partir do recorte de algumas pedagogias direcionadas ao trabalho do ator, qual seja: o método interpretativo de Stanislavski e os impulsos e treinamentos psico-físicos de Grotowski.A pergunta e pressuposto básico desse projeto é justamente tentar problematizar e discutir esses conceitos de ordem prática de um fazer a partir e com conceitos redimensionados de memória e micropercepção. O conceito de memória tem como fundamento as reflexões advindas de duas principais obras: "Matéria e Memória", de Bergson e "Bergsonismo" de Deleuze. Já o conceito de micropercepção tem como estado da arte as obras: "Novos Ensaios para O entendimento Humano", de Leibiniz, "Leibniz e a Dobra", em Deleuze e "E imagem-nua e as pequenas percepções" e "Movimento Total" esses últimos de José Gil. Esses autores nos darão o ponto de partida para análise conceitual e não serão objeto de análise do projeto.A reflexão teórica deverá ser acompanhada e atravessada pela investigação prática da atriz pesquisadora, dentro do Grupo Matula Teatro, Campinas/SP (do qual faz parte desde 2000) e principalmente ancorada no processo de criação do espetáculo "Memória da Cana", já desenvolvido pelo coletivo teatral Os Fofos em Cena, São Paulo/SP, a fim de que se verifique empiricamente a validade dos conceitos teóricos desenvolvidos ao longo deste estudo no exercício prático da atuação. (AU) | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |