Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho pelo uso ou não da Inoculação com Azospirillum spp

Processo: 12/19114-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2012
Vigência (Término): 31 de outubro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Marcelo Andreotti
Beneficiário:Vanessa Zirondi Longhini
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Zea mays   Capim braquiarão   Nitrogênio

Resumo

O milho é uma das culturas de maior importância econômica no Brasil e no mundo, quer seja para a alimentação humana ou para a nutrição animal. É uma das culturas mais exigentes em fertilizantes, principalmente os nitrogenados. O N é um dos nutrientes que proporciona os efeitos mais relevantes no aumento da produção de grãos, além de compor proteínas, enzimas e ácidos nucleicos. Porém, os fertilizantes nitrogenados utilizados em larga escala na agricultura moderna são oriundos na sua maioria de combustíveis fósseis que são fontes não renováveis, além de ser um dos insumos mais caros no custo de produção do milho. Com isso, novas tecnologias estão sendo empregadas para diminuir o uso de nutrientes minerais oriundos de material não renovável, como é o caso das bactérias diazotróficas. Entre essas bactérias, destacam-se as do gênero Azospirillum, que são fixadoras de N2 atmosférico, que associadas à rizosfera das plantas podem contribuir com a nutrição nitrogenada do milho. Portanto, o objetivo do presente trabalho será avaliar doses de nitrogênio em cobertura, com e sem a inoculação das sementes com a bactéria fixadora de nitrogênio Azospirillum brasiliense nas safras de primavera/verão de 2012/13 em cultivo do milho solteiro, e no milho outonal de 2013, consorciado com Brachiaria brizantha cv. Xaraés, sobre os componentes da produção e produtividade de grãos de milho.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANESSA ZIRONDI LONGHINI; WÉSLEY CARLOS ROSSINI DE SOUZA; MARCELO ANDREOTTI; NATALIA DE ÁVILA SOARES; NÍDIA RAQUEL COSTA. INOCULATION OF DIAZOTROPHIC BACTERIA AND NITROGEN FERTILIZATION IN TOPDRESSING IN IRRIGATED CORN. Rev. Caatinga, v. 29, n. 2, p. -, Jun. 2016.
LONGHINI, VANESSA ZIRONDI; ROSSINI DE SOUZA, WESLEY CARLOS; ANDREOTTI, MARCELO; SOARES, NATALIA DE AVILA; COSTA, NIDIA RAQUEL. INOCULATION OF DIAZOTROPHIC BACTERIA AND NITROGEN FERTILIZATION IN TOPDRESSING IN IRRIGATED CORN. REVISTA CAATINGA, v. 29, n. 2, p. 338-347, 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.