Busca avançada
Ano de início
Entree

Manejo da adubação fosfatada com uso ou não da Inoculação com Azospirillum spp na cultura da aveia preta e no consórcio milho com capim marandu no sistema plantio direto

Processo: 13/03439-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marcelo Andreotti
Beneficiário:Lourdes Dickmann
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de produção   Capim braquiarão   Zea mays   Phaseolus vulgaris

Resumo

A premissa básica do sistema plantio direto (SPD) baseia-se em três princípios: o não revolvimento do solo, a cobertura permanente e a rotação de culturas. Neste sistema, a correta escolha da espécie vegetal a ser utilizada é extremamente importante, uma vez que devem ser considerados os fatores climáticos característicos de cada região e tipo de solo. No Cerrado, o clima é caracterizado por inverno seco, altas temperaturas no decorrer do ano que aliado à precipitação dificulta a implantação de espécies de cobertura e principalmente a permanência da palha sobre a superfície do solo. Assim, as gramíneas são de grande potencial na manutenção da palha sobre o solo devido a sua alta relação C/N e lignina/N total, o que retarda sua decomposição e aumenta a possibilidade de utilização em regiões mais quentes, como o Cerrado brasileiro. Em diversas regiões do mundo, a recuperação de áreas degradadas, a redução dos custos de produção e o uso intensivo da área durante todo o ano, estão sendo viabilizados pela integração lavoura-pecuária (ILP) sob SPD, envolvendo o cultivo de culturas graníferas ou de forragem e a pecuária, gerando resultados sócio-econômicos e ambientais positivos. Nos solos de cerrado a baixa disponibilidade de fósforo aliada a sua alta taxa de complexação são problemas na formação das pastagens, uma vez que o elemento desempenha papel principal nos períodos iniciais da vida das plantas, quando estas necessitam de elevada disponibilidade no solo. Este nutriente é essencial para o desenvolvimento radicular e perfilhamento, passando a sua deficiência a limitar a capacidade produtiva das pastagens. Como alternativa na melhoria de absorção de nutrientes, as bactérias diazotóficas, destacam-se nesta possibilidade pela ação no crescimento radicular, e dentre os diversos gêneros, o Azospirillum pode colonizar raízes e colmos das gramíneas. Esta é uma alternativa promissora, pois esses microrganismos poderão atuar na disponibilidade de nutrientes para a planta, além da produção de auxinas, substâncias responsáveis pelo estímulo do crescimento, podendo reduzir a utilização de fertilizantes sintéticos nas culturas. Portanto, a pesquisa objetivará em um LATOSSOLO VERMELHO distroférrico, sob condições irrigadas no Cerrado, avaliar: 1) o efeito da adubação fosfatada e da inoculação ou não com Azospirillum spp. nas sementes de aveia preta sobre sua nutrição e produtividade de matéria seca da parte aérea e raízes; 2) avaliar o efeito residual da adubação fosfatada e da decomposição da palhada da aveia sobre o crescimento e produtividade do milho com e sem inoculação pelo Azospirillum spp. e do capim-Marandu em consórcio; e 3) após o período simulando a vedação do pasto (60 dias após a colheita do milho), avaliar a qualidade bromatológica e nutricional do capim-Marandu, e o efeito de sua palhada sobre os componentes da produção e produtividade do feijão de inverno em sucessão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DICKMANN, LOURDES; ANDREOTTI, MARCELO; PEREIRA SOUZA, MARCELO FERNANDO; NAKAO, ALLAN HISASHI; CATALANI, GABRIELA CHRISTAL. Residual phosphate fertilization and Azospirillum brasilense in the common bean in succession to maize intercropped with Marandu grass. Rev. Ciênc. Agron., v. 48, n. 3, p. 404-412, JUL-SEP 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DICKMANN, Lourdes. Manejo da adubação fosfatada da aveia preta e do consórcio milhocapim Marandu com inoculação por Azospirillum brasilense em sistema plantio direto. 2015. 86 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Ilha Solteira)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.