Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização seminal do mandi-pintado, Pimelodus britskii ao longo de uma estação reprodutiva

Processo: 12/17789-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Elizabeth Romagosa
Beneficiário:Danielle Zanerato Damasceno
Instituição Sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Reprodução   Ciclo reprodutivo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo reprodutivo | Hipofisação | mandi-pintado | Produção Espermática | Reprodução artificial | Reprodução

Resumo

A construção de barragens para produção de energia elétrica é uma prática comum nos dias atuais causando impactos ambientais, dentre eles, na ictiofauna, reduzindo a população e muitas vezes levando-a extinção. O Pimelodus britskii, também conhecido como mandi-pintado, é uma espécie endêmica do rio Iguaçu, cujo ambiente encontra-se impactado devido à construção de cinco reservatórios. Para que sejam minimizados os impactos do represamento sobre a ictiofauna é necessário o manejo reprodutivo adequado das espécies, avaliando os possíveis repovoamentos e controle ictiofaunístico. Objetiva-se avaliar a produção espermática de P. britskii ao longo de um ciclo reprodutivo, entre agosto de 2012 e março de 2013, sendo o experimento conduzido no Instituto de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (INPAA), Toledo, Paraná. Quarenta peixes serão divididos em quatro tratamentos (10peixes/tratamento), utilizando-se diferentes doses hormonais: 0 mg; 3,0 mg; 0,5 e 3,0mg; 0,5 e 7,0 mg (hipófise de carpa) e após 240 horas-grau, por meio de massagem abdominal no sentido encéfalo-caudal, coletado e avaliado o sêmen. Serão aferidos o volume, coloração e pH, e analisadas a motilidade, concentração, sobrevivência, morfologia espermática, bem como, a osmolaridade. Os dados obtidos serão submetidos a uma análise de variância a um nível de 5% de significância e em caso de efeito será aplicado à análise de regressão linear múltipla ao mesmo nível de significância.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DAMASCENO, DANIELLE ZANERATO; KRAUSE, RICARDO ANDREI; ADAMES, MAURICIO SPAGNOLO; NEUMANN, GIOVANO; GIBATHE, ANDERSON; BOMBARDELLI, ROBIE ALLAN; ROMAGOSA, ELIZABETH. Induced spermiation of Pimelodus britskii (Teleostei: Pimelodidae) during the reproductive period. AQUACULTURE RESEARCH, v. 48, n. 3, p. 862-874, . (12/17789-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DAMASCENO, Danielle Zanerato. Indução a espermiação do mandi-pintado, Pimelodus britskii no período reprodutivo (Teleostei: Pimelodidae). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.