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A forma de transposição de material didático da oferta presencial para a oferta à distância em curso de Língua Portuguesa da UAB /UFSCar

Processo: 12/19486-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cintra Martins
Beneficiário:Paula Ferraz Pacheco
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/06278-0 - Aprimoramento dos conceitos e práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação na produção de materiais didáticos para a educação a distância, BE.EP.IC
Assunto(s):Educação a distância   Letramento digital   Material didático   Tradução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ead | letramento digital | material didático | Tradução | Letramento digital

Resumo

Este Projeto de Pesquisa filia-se à linha de pesquisa "Letramento digital" do Grupo de Pesquisa "Linguagens, etnicidades e estilos em transição" - LEETRA (CNPq), liderado pela professora orientadora. Centramo-nos, particularmente, em estudos que têm chamado a atenção para a natureza situada das práticas de letramento (Street, 1993; Hamilton, Barton, Ivanic, 1993; Barton, Hamilton, & Ivanic, 2000; Kleiman, 1995), enfatizando os letramentos advindos das novas tecnologias (Gee, 2004, 2010; Latour, 2005; Buzato, 2009) visto que, com o advento das mesmas e sua influência nas relações sociais, novos gêneros surgiram. São exemplos desses gêneros oriundos das novas tecnologias o e-mail, o "tweet", os textos on-line construídos com base em hiperlinks, dentre outros. Nosso objetivo principal é analisar os materiais utilizados em curso da UAB/UFSCar, a ser oferecido pela professora orientadora deste projeto no ano letivo de 2013, verificando como se dá a transposição/modificação de material didático de ensino presencial para o ambiente virtual que subsidia a educação à distância. A metodologia a ser utilizada é de perfil etnográfico, participativo e colaborativo; envolve, assim, preferencialmente o viés qualitativo de pesquisa, porém abrange, também, elementos quantitativos. Esperamos colaborar com estudos que já vêm sendo desenvolvidos por outros pesquisadores do Grupo LEETRA, assim como no Projeto "A Tradução e os Novos Letramentos" (CAPES/PNPD), também coordenado pela professora orientadora, além de fornecer subsídios para a implementação da EaD no que concerne à reflexão a respeito da produção de materiais didáticos específicos.(AU)

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