Busca avançada
Ano de início
Entree

Disponibilidade de fósforo em solo cultivado com braquiária em rotação com soja

Processo: 12/18509-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Danilo Silva Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade do solo   Brachiaria   Soja   Fósforo

Resumo

Em sistema de semeadura direta é possível obter benefícios da capacidade de algumas espécies vegetais com maior habilidade em absorver fósforo, alterando sua dinâmica no solo, e assim melhorar a disponibilidade deste nutriente para os cultivos subsequentes. O objetivo principal deste estudo é verificar a disponibilização do fósforo pela braquiária e seu efeito na cultura da soja cultivada em seguida. Três experimentos serão conduzidos em Botucatu, SP. O primeiro ensaio já vem sendo conduzido em sistema de semeadura direta há 12 anos. Os tratamentos nas parcelas são: áreas que receberam duas fontes de P (natural e solúvel) aplicados a lanço no início da entressafra, totalizando 400 kg de P2O5 ha-1 desde a implantação do sistema, mais uma testemunha. Nas subparcelas os tratamentos são: presença e ausência de braquiária na entressafra; e, em sub-subparcelas, 3 doses de P na semeadura da soja. Será avaliada a fertilidade do solo antes do cultivo da soja, o teor de nutrientes e matéria seca da braquiária e da soja, e a produtividade da soja. O segundo e o terceiro ensaio serão conduzidos em casa de vegetação, utilizando solos das parcelas do ensaio anterior, com espécies contratantes quanto à capacidade de absorção de P, o milho e tremoço. Os tratamentos são: solo que recebeu ou não P solúvel a lanço, solo de parcelas que receberam 0 ou 60 kg ha-1 de P2O5 nas semeaduras da soja, todos com e sem braquiária na entressafra. Serão avaliadas as frações P no solo rizosférico e não rizosférico, produção de matéria seca e absorção de P, relação parte aérea: raiz, comprimento e diâmetro de raízes. Os resultados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste t (DMS) a 5% de probabilidade de erro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, DANILO S.; PENN, CHAD J.; ROSOLEM, CIRO A. Assessment of phosphorus availability in soil cultivated with ruzigrass. Geoderma, v. 312, p. 64-73, FEB 15 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.