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Jogos digitais como artefatos pedagógicos: o desenvolvimento de jogos digitais como estratégia educacional

Processo: 12/20226-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Armando Valente
Beneficiário:Bruno Henrique de Paula
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/19275-0 - A criação de jogos digitais como ferramenta pedagógica, BE.EP.MS
Assunto(s):Cognição   Jogos digitais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cognição | criação de jogos digitais | Educação | elementos dos jogos digitais | jogos digitais | Mídias digitais e Educação

Resumo

Nos últimos anos, nota-se um grande aumento do interesse quanto ao uso de jogos digitais na Educação. Esta aproximação se dá especialmente como uma tentativa para modificar o processo educacional, de modo a conectá-lo às tecnologias digitais, tão ubíquas na atualidade. Contudo, não se pode imaginar que a integração entre videogames e Educação seja trivial: é preciso conhecer as especificidades destes artefatos para então poder explorar ao máximo seu potencial educacional. Da mesma forma, esta integração pode ser realizada de diferentes maneiras, das mais tradicionais, utilizando jogos educativos ou comerciais em contextos escolares, ou através de uma nova abordagem, aquela que propõe que os educandos devem produzir seus próprios jogos e construírem conhecimento e desenvolverem habilidades necessárias para a vida na atualidade através deste processo, ainda pouco explorada no Brasil. Através deste projeto, pretende-se, refletir tanto sobre as características específicas de um jogo digital, bem como sobre as maneiras nas quais a integração entre jogos digitais e Educação podem ser realizadas, suas potencialidades e dificuldades, com especial atenção ao uso pedagógico da criação de jogos digitais. Desta forma, espera-se produzir referencial teórico que seja capaz de auxiliar educadores interessados no uso de jogos digitais, bem como disseminar a abordagem pedagógica que defende a criação de jogos digitais por parte dos educandos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Bruno Henrique de. Jogos digitais como artefatos pedagógicos: o desenvolvimento de jogos digitais como estratégia educacional. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.