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Representações do exterior em manuais brasileiros de ensino da língua inglesa

Processo: 12/21847-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Elizabete Sanches Rocha
Beneficiário:Vitor Lopes Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/04564-6 - Análise do discurso: conceituações teóricas fundamentais e sua relação teórico-analítica com os manuais escolares, BE.EP.IC
Assunto(s):Relações internacionais   Língua inglesa   Escola pública   Manuais   Métodos de análise   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise o discurso | manual escolar | Representações do exterior | Análise do discurso

Resumo

O aspecto cultural não foi considerado como um componente importante durante o desenvolvimento histórico da disciplina de Relações Internacionais. Na década de 80, entretanto, com o chamado Terceiro Debate dessa área acadêmica, e o aparecimento das teorias pós-positivistas a lutar pelo seu espaço nas RI, passou-se a se dispender maior atenção aos temas ideológicos e culturais nesse campo do conhecimento. A ideia central é de que a cultura pode, e deve ser entendida enquanto um relevante assento de poder (MARTINS, 2007). É nesse contexto que se multiplicam os objetos de estudo possíveis nas Relações Internacionais, incluindo-se os manuais escolares, objeto de análise deste projeto de pesquisa. Levando-se em consideração os ensinamentos de teóricos construtivistas das RI, em especial Friedrich Kratochwil (1995, apud CAMARGO, 2009), percebe-se a importância do linguístico, dos discursos, na construção do que se entende por realidade e na criação e/ou manutenção que se faz acerca de representações sobre o Outro, sendo os manuais escolares um rico campo de estudo em relação a essas questões. Assim, chega-se à análise do discurso, por ser um escopo teórico-analítico mais adequado para se analisar os discursos selecionados de manuais brasileiros de ensino da língua inglesa adotados pelas escolas públicas do Estado de São Paulo. O objetivo é perceber que tipos de representações esses manuais criam e/ou reproduzem acerca do Internacional, em especial na relação que apresentam entre os países tidos como desenvolvidos (o "Norte") e os países considerados periféricos (o "Sul"). (AU)

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