Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia reprodutiva do peixe de riacho Laetacara araguaiae (Perciformes, Cichlidae)

Processo: 12/13413-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Rosicleire Veríssimo Silveira
Beneficiário:Amanda Pereira dos Santos Silva
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Morfologia animal   Ovário   Células germinativas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células germinativas | Ciclo reprodutivo | Morfologia | Ovário | Ultraestrutura | Reprodução de peixes

Resumo

Laetacara araguaiae é um ciclídeo sul-americano que foi descrito recentemente por OTTONI & COSTA (2009) que, juntamente com outras espécies do gênero, é considerado como peixe ornamental, devido ao seu tamanho, diversidade de cores e beleza, que são atrativos para pequenos e grandes aquaristas. O conhecimento de características histológicas das gônadas constitui uma etapa básica e primordial para a compreensão da reprodução natural de peixes e a identificação e caracterização das células germinativas durante a oogênese, permitem inferir sobre o estado funcional das gônadas, na determinação do período reprodutivo das espécies. Fêmeas de Laetacara araguaiae, estão sendo coletadas desde abril/2012 a março/2013 no Rio Dois Córregos (S 20º 25' 00.5" W 051º 28' 38.4''. Alt: 329m), Véstia, Selvíria - MS. Seu comprimento e peso total são mensurados, suas gônadas removidas, pesadas, fragmentadas, fixadas e processadas para microscopia eletrônica de transmissão e microscopia de luz. Deste modo, considerando que as espécies recém-descritas, a exemplo do Laetacara araguaiae, constituem um grupo muito vulnerável à degradação de seu habitat, faz necessário os estudos que forneçam respostas básicas a questões de reprodução, preservação e manejo. Portanto, pretende-se realizar a caracterização morfológica do ciclo reprodutivo feminino e a analise ultraestrutural da oogênese de Laetacara araguaiae, bem como o tamanho de primeira maturação e o tipo de reprodução, pois o conhecimento dos estudos básicos acerca da biologia reprodutiva é o ponto de partida para sua aplicação na aqüicultura e em outras áreas afins, como comportamento e ecologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS-SILVA, AMANDA PEREIRA; DE SIQUEIRA-SILVA, DIOGENES HENRIQUE; NINHAUS-SILVEIRA, ALEXANDRE; VERISSIMO-SILVEIRA, ROSICLEIRE. Oogenesis in Laetacara araguaiae (Ottoni and Costa, 2009) (Labriformes: Cichlidae). ZYGOTE, v. 24, n. 4, p. 502-510, . (12/13413-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Amanda Pereira dos Santos. Biologia reprodutiva de fêmeas de laetacara araguaiae (labriformes: cichlidae). 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.