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O ensino fundamental de nove anos no brasil: uma revisão sistemática.

Processo: 12/22744-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:José Marcelino de Rezende Pinto
Beneficiário:Paula Daniele Ferraresi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental de nove Anos | Políticas públicas educacionais | Revisão sistemática da literatura | Políticas Públicas

Resumo

Após a promulgação da lei 11.274/06, que ampliou o ensino fundamental para nove anos, diversos estudiosos voltaram seus olhares para esta temática. Visando discutir a proposta e investigar como ela se deu na prática, pesquisadores se debruçaram em avaliar as dificuldades, problemas, angústias, fracassos e sucessos vividos em escolas de diferentes localidades. Com o grande número de produções na área, torna-se agora possível e necessário avaliá-las para investigar como se deu o processo de implantação do ensino fundamental de nove anos. O presente projeto de pesquisa objetiva realizar esta investigação, buscando analisar as diferenças e semelhanças encontradas em pesquisas de diferentes localidades e as contribuições e problemas gerados com o ensino fundamental de nove anos. Para tal, será realizada uma revisão sistemática, delimitando-se a amostra a ser estudada em pesquisas empíricas, realizadas de 2006 a 2012. As fontes de dados serão artigos, teses e dissertações publicados nas bases de dados eletrônicas Scielo, PePSIC, Anped, e BDTD. Assim, acredita-se que será possível aprofundar a análise e discussão desta política de ampliação do ensino fundamental e compreender suas implicações para a educação.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRARESI, Paula Daniele. Ensino fundamental de nove anos: uma ampliação de direitos?. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.