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Processo de criação e gestão de marca setorial: uma comparação do setor cafeeiro no Brasil e na Colômbia

Processo: 12/23771-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Mateus Manfrin Artêncio
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Cafeeiro   Estudo comparativo   Colômbia   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Café colombiano | Imagem de país | Marcas setoriais | Setor cafeeiro | Marketing

Resumo

O presente projeto tem por objetivo comparar as práticas do setor cafeeiro brasileiro com o colombiano, visto que esse desenvolveu uma imagem e marca favorável para seu produto, no intuito de identificar e compreender melhorias a serem extraídas do caso de sucesso do café da Colômbia e adaptadas ao café do Brasil. Deste modo, os setores de ambos os países serão analisados e estudados, assim como o processo de criação e desenvolvimento da estratégia de diferenciação e criação de marca do café colombiano, a construção e gestão de marcas setoriais como forma de diferenciar commodities e promover um setor nacional e internacionalmente, além das influências que o país de origem exerce na decisão de compra dos consumidores. Ademais, para obtenção de informações mais atuais, precisas e complementares, dois grupos serão entrevistados, sendo um composto por membros da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e outro por produtores de café membros do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (CACCER), que desenvolveram uma marca única para seu produto com certificação de origem. A partir do contato com esses grupos e do diálogo crítico com a teoria a ser explorada, será possível compreender e confrontar os setores cafeeiros da Colômbia e do Brasil, em vista de aperfeiçoamentos para o setor brasileiro e suas práticas, de forma a construir uma imagem favorável para seu produto, capaz de torná-lo mais bem sucedido.(AU)

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