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O valor do instrumento IRDI (indicadores clínicos de riscos para o desenvolvimento infantil) na detecção do brincar precoce em crianças de CEIs (centros de educação infantil)

Processo: 12/51774-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Machado Kupfer
Beneficiário:Camila Saboia de Almada Lima Boulanger
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brincar Precoce | Brincar Simbolico | Intervencao Em Ceis | Prevencao | Protocolo Irdi | Psicanalise

Resumo

Constata-se que, nos centros educacionais infantis, os cuidados físicos, corporais e cognitivos são largamente priorizados em detrimento dos cuidados psíquicos do bebê. Pesquisas apontam as tendências destas instituições em não privilegiar os aspectos subjetivos do bebê - observam, por exemplo, que o brincar e as atividades lúdicas são pouco explorados na relação professor-bebê. Esta constatação parece preocupante se considerarmos a hipótese de que o brincar do bebê, ou o brincar precoce, exerce um papel fundamental no processo da constituição psíquica da criança. A presente pesquisa tem como objetivo verificar a capacidade do instrumento IRDI em detectar o brincar precoce, com o intuito de propor um instrumento que permita avaliar se este brincar está sendo privilegiado, ou não, nos espaços dos CEIs. Para isso, vincularemos nossa pesquisa a um projeto maior intitulado Metodologia IRDI - uma intervenção com os educadores de creche a partir da psicanálise (KUPFER, 2012 -FAPESP). Recorrendo-se ao banco de dados desta pesquisa principal, propomos comparar os resultados obtidos por bebês de quatro a onze meses nos quatro indicadores que sinalizam o brincar precoce do IRDI, com os resultados obtidos por esses mesmos bebês aos 2 anos de idade fornecidos pelo MPPE (Mallette Projective de la Première Enfance), um teste projetivo que avalia minuciosamente a qualidade da produção do brincar simbólico de crianças. A sensibilidade do instrumento IRDI para a detecção do brincar precoce será confirmada se as crianças que tiverem Ausente nos quatro indicadores associados ao brincar precoce do IRDI apresentarem também, pela avaliação da MPPE, uma baixa frequência de respostas associadas a produções simbólicas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILA SABOIA; MARIA CRISTINA MACHADO KUPFER. O impacto da ausência do brincar precoce no processo do desenvolvimento psíquico do bebê. Psicologia USP, v. 35, . (12/51774-3, 12/50156-4)