Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da agenda da campanha de Dilma Roussef nas eleições de 2010

Processo: 12/24964-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política
Pesquisador responsável:Fernando Antônio Farias de Azevedo
Beneficiário:Raquel Moretti Luchesi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eleições (processo político)   Campanha eleitoral   Análise quantitativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:campanha eleitoral | Ciência Política | comunicação política | Eleições | Hgpe | Mídia e comunicação política

Resumo

A televisão é o principal veículo de mídia do Brasil, isso se comprova, pois ela está presente em 96,9% (2012, PNAD) dos municípios brasileiros. Em períodos eleitorais a televisão exerce papel fundamental no processo da competição eleitoral, ela é responsável por aproximar a figura dos candidatos aos eleitores. Portanto o horário gratuito de propaganda eleitoral (HGPE) ocupa um papel essencial e central nesse cenário, pois direciona a propaganda eleitoral à grande maioria dos eleitores brasileiros, através da mídia televisiva. As características singulares apresentadas pela candidata à presidência da república do Brasil em 2010 ganharam destaque no cenário da ciência política. Dilma Roussef passava pelo seu primeiro pleito, e tentava ser a primeira mulher eleita a presidência do país. Atrelando esses dois pontos, a forma com que a campanha eleitoral da candidata foi elaborada, e os issues que foram abordados, tornam-se evidentes para o estudo do HGPE de sua eleição. A presente pesquisa visa avaliar quais foram os principais temas abordados no HGPE do primeiro turno da campanha da candidata eleita à presidência da república em 2010, a partir do conceito de issues, e analisá-los de forma quantitativa e qualitativa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)