Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção dos professores da cidade de São Paulo sobre temas relacionados à ciência e tecnologia

Processo: 13/04008-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vogt
Beneficiário:Márcia Azevedo Coelho
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Divulgação científica   Cultura científica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Cultura Científica | Divulgação Científica | Indicadores de percepção | Percepção da Ciência e Tecnologia | Professores do município de São Paulo | Percepção da Ciência e Tecnologia

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva reunir informações acerca da percepção que os professores da cidade de São Paulo têm sobre temas relacionados à ciência e tecnologia. Os dados serão obtidos por meio de uma pesquisa piloto a ser desenvolvida com professores de ensino médio, em escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. O questionário será semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado em uma amostra estratificada por região e tipo de instituição de ensino (estadual, particular, Sesi, técnica). A base metodológica do questionário é a mesma de trabalhos realizados há cerca de uma década pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), juntamente com outras instituições ibero-americanas, em percepção pública da ciência e da tecnologia (na qual o tema "educação" está inserido). Os resultados desta pesquisa possibilitarão o planejamento de ações que visem à formação inicial e/ou continuada de professores, com enfoque na difusão do conhecimento sobre ciência e tecnologia. Também permitirão que se estabeleça uma base metodológica comum, com o objetivo de fornecer indicadores quantitativos que permitam a análise sobre o mesmo tema em nível internacional, reforçando uma tradição que vem se fortalecendo no Brasil, em conjunto com outros países americanos e ibéricos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)